Vida Saudável

A RAZÃO pela qual você não deve adoçar seu chá com mel se quiser combater infecções e tosses

Publicado por
Jerffeson Brandao

Existem remédios naturais que se tornaram clássicos e fazem parte de nossos armários de medicamentos. No entanto, muitas pessoas podem estar fazendo uso inadequado deles sem saber. Por isso, hoje vamos explicar por que você não deve adicionar mel ao seu chá se desejar combater infecções e tosse.

A razão pela qual você não deve adoçar seu chá com mel se quiser combater infecções e tosses

O mel é muito conhecido por seus múltiplos benefícios para nossa beleza e saúde, pois além de ser delicioso, possui nutrientes que o tornam um produto superpoderoso. 

O mel é conhecido por ter muitos usos, incluindo hidratação da pele, dos cabelos, combate às doenças gastrointestinais, melhoria da memória, ajuda na cicatrização de feridas, e muitos outros. Além disso, possui propriedades anti-inflamatórias, antibacterianas e antissépticas, o que o torna amplamente recomendado para combater resfriados e infecções. No entanto, muitas vezes não sabemos usá-lo corretamente.

A razão pela qual você não deve adoçar seu chá com mel se quiser combater infecções e tosses

De acordo com fontes especialistas em mel, a forma como este produto é utilizado e consumido pode afetar tanto suas propriedades quanto sua composição. Alguns estudos apontam que o aquecimento do mel pode causar alterações que reduzem seu teor de polifenóis e enzimas, afetando suas propriedades.

Algumas das propriedades do mel, como sua ação antibacteriana e antisséptica, vêm de sua acidez e baixo pH, que inibem a multiplicação de bactérias. No entanto, o mel é altamente sensível à oxidação e ao calor, e quanto mais elevadas as temperaturas, mais as enzimas se degradam.

Mas não é preciso se preocupar demais. Você ainda pode aproveitar os benefícios do mel em bebidas geladas, à temperatura ambiente ou mornas. Para preparar um chá com mel, basta preparar a infusão e deixá-la esfriar um pouco antes de adicionar o mel. Evite adicioná-lo enquanto a água ainda estiver quente.

Se o seu objetivo é apenas saborear o mel, sem se preocupar com seus benefícios, você pode usá-lo em receitas doces ou assados. Neste caso, não há prejuízos, apenas perda de benefícios, mas o sabor permanece intacto. APRENDA MAIS.