Nossa esponja de lavar louça é uma das ferramentas básicas na hora de limpar a cozinha. No entanto, pode-se acreditar que estar em contato constante com detergente não contém bactérias, mas a realidade é bem diferente. Por isso, aqui ensinaremos como você deve adicionar sal à esponja de louça para desinfetá-la pelo menos duas vezes por semana.
As esponjas de prato são necessárias na hora de limpar os utensílios de cozinha, como pratos, panelas, talheres e outros elementos que utilizamos na hora de cozinhar. Mas, diferentemente do restante dos itens de limpeza, a esponja não costuma ser desinfetada regularmente, senão quase nunca, e há até quem prefira jogá-la fora antes disso.
A razão pela qual você deve colocar sal na esponja do prato toda semana
Por que é necessário adicionar sal à esponja de prato? Existem muitas maneiras de desinfetá-las, mas um dos truques mais básicos que funciona melhor é adicionar sal à esponja de louça, e aqui contaremos como funciona, mas acima de tudo como fazê-lo.
O que você deve fazer é, após lavar toda a louça e utensílios, enxaguar bem a esponja com água da torneira até perceber que não sai mais espuma. Depois disso, deve-se deixá-la escorrer e guardá-la em local seco para que o líquido desapareça completamente da esponja.
Quando tiver certeza de que a esponja está completamente seca, o que você deve fazer é colocá-la em um recipiente com uma colher de sopa de sal e uma xícara de vinagre. Em seguida, adicione um copo de água quente para cobri-la e deixe-a de molho na mistura por 15 ou 20 minutos.
Ao retirá-la, deixe-a secar antes de usá-la novamente. Outra maneira é adicionar o suco de um limão em vez de vinagre. Isso garantirá que sua esponja esteja livre de bactérias.
Aqui, o importante é o sal, pois esse ingrediente vai te ajudar a evitar que fungos e bactérias se acumulem futuramente na sua esponja. Se você parar de limpá-la, a única coisa que conseguirá é que a família tenha problemas estomacais, diarreia e até infecções pulmonares.