A prefeitura da minha cidade tem a obrigação de pagar CNH para mim?
Das oportunidades de trabalho à facilidade de locomoção, as vantagens de ter uma Carteira Nacional de Habilitação são inúmeras.
Sabemos que obter uma carteira de motorista pela primeira vez é o sonho de milhares de pessoas todos os anos na Brasil. É um procedimento simples, mas que exige paciência e perseverança, tanto para conseguir aulas quanto para vencer as provas. Mas recebemos uma pergunta por e-mail: A prefeitura da minha cidade tem a obrigação de pagar CNH para mim?
Neste artigo explicamos tudo sobre essa pergunta e o passo a passo de como obter uma carteira de motorista.
Quem nunca se habilitou para a condução de veículo automotor ou elétrico, e deseja conduzir um desses veículos ou até mesmo ambos poderá se candidatar à primeira habilitação. O serviço pode ser solicitado na categoria “A”, na categoria “B” ou nas duas ao mesmo tempo, denominada categoria “AB”.
O candidato deve ter no mínimo 18 anos completos e saber ler e escrever.
Observação: Caso o endereço não tenha sofrido alteração desde o último serviço realizado, não será exigida a apresentação de comprovante de residência.
Este serviço deverá ser concluído no prazo de 12 meses, a contar da data de abertura do processo de habilitação, sendo encerrado ao fim desse período. Caso o candidato ainda tenha interesse em se habilitar, é necessária a abertura de um novo serviço de primeira habilitação.
Não existe nenhuma previsão legal que obrigue prefeituras e estados a pagar a Carteira de Motorista para um cidadão, contudo, vários estados e municípios têm feito programas para que liberam a CNH gratuitamente.
Em alguns estados é chamada de CNH Social, CNH gratuita ou CNH Popular. O nome não importa, o fato é que tem essa possibilidade de fazer a CNH de graça. Portanto, procure a prefeitura do seu município e busque informações se existe algum programa que possa beneficia-lo.
Nos estados de Alagoas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Goiás, Pará, Paraná, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Santa Catarina e Tocantins e no Distrito Federal, o Detran não possui programas próprios de CNH gratuita.