A nova (e controversa) função do WhatsApp para limitar “notícias falsas”. O WhatsApp começará a notificar os usuários que desejam encaminhar uma mensagem para vários grupos ao mesmo tempo.
De acordo com o WABetaInfo, o WhatsApp quer limitar o número de vezes que uma mensagem é encaminhada para evitar ao máximo “notícias falsas”.
É uma função que vem sendo testada há algum tempo no Brasil e que o WhatsApp parece já ter pronta para implantação global.
A limitação já está disponível na versão beta do WhatsApp 22.7.0.76 para iOS, e espera-se que o aplicativo comece a limitar a capacidade de encaminhar mensagens encaminhadas em breve para evitar spam e desinformação.
No Brasil, essa limitação vai além e também diferencia uma mensagem encaminhada uma vez de uma mensagem encaminhada várias vezes: a primeira pode ser compartilhada com até cinco chats, enquanto a segunda só pode ser encaminhada uma vez. Veremos se isso também atinge mais países.
Qual é essa limitação do WhatsApp?
O objetivo desta função é claro, evitar que uma mensagem encaminhada seja compartilhada “em massa” com todos os nossos grupos, para que de certa forma seja evitada a distribuição de notícias falsas.
Quando recebemos uma mensagem encaminhada, só podemos encaminhá-la para um único grupo, se selecionarmos vários, uma mensagem aparecerá no WhatsApp.
As novas regras de encaminhamento de mensagens só se aplicam às mensagens que já foram encaminhadas.
Essa limitação de postagem em vários grupos se aplica apenas a mensagens que foram encaminhadas a você, não a postagens originais. Ou seja, se você escrever uma mensagem, poderá selecionar vários grupos para enviá-la ao mesmo tempo sem ser afetado por essa nova função do WhatsApp.
De acordo com o WABetaInfo, a nova limitação já foi implementada em alguns testadores beta do Android e o WhatsApp agora está habilitando a mesma restrição para mais usuários que possuem a última atualização beta do WhatsApp para Android 2.22.8.11 ou WhatsApp para Android versão beta 22.7.0.76. iOS.
Espera-se que alcance mais usuários nas próximas semanas.