A nova (e controversa) forma do WhatsApp limitar as “Fake News”.
“Mensagens encaminhadas só podem ser enviadas para um único bate-papo em grupo”. Com essa frase, o WhatsApp começará a notificar os usuários que desejam encaminhar uma mensagem para vários grupos ao mesmo tempo.
De acordo com o WABetaInfo, o WhatsApp quer limitar o número de vezes que uma mensagem é encaminhada para evitar ao máximo “notícias falsas”.
É uma função que vem sendo testada há algum tempo no Brasil e que o WhatsApp parece já ter pronta para implantação global. A limitação já está disponível na versão beta do WhatsApp 22.7.0.76 para iOS, e espera-se que o aplicativo comece a limitar a capacidade de encaminhar mensagens encaminhadas em breve para evitar spam e desinformação.
No Brasil, essa limitação vai além e também diferencia uma mensagem encaminhada uma vez de uma mensagem encaminhada várias vezes: a primeira pode ser compartilhada com até cinco chats, enquanto a segunda só pode ser encaminhada uma vez. Veremos se isso também atinge mais países.
O objetivo desta função é claro, evitar que uma mensagem encaminhada seja compartilhada “em massa” com todos os nossos grupos, para que de certa forma seja evitada a distribuição de notícias falsas.
Quando recebemos uma mensagem encaminhada, só podemos encaminhá-la para um único grupo, se selecionarmos vários, uma mensagem aparecerá no WhatsApp.
Essa limitação de postagem em vários grupos se aplica apenas a mensagens que foram encaminhadas a você, não a postagens originais. Ou seja, se você escrever uma mensagem, poderá selecionar vários grupos para enviá-la ao mesmo tempo sem ser afetado por essa nova função do WhatsApp.
De acordo com o WABetaInfo, a nova limitação já foi lançada para alguns testadores beta do Android e o WhatsApp agora está habilitando a mesma restrição para mais usuários que possuem a última atualização beta do WhatsApp para Android 2.22.8.11 ou WhatsApp para Android versão beta 22.7.0.76. iOS .
Espera-se que alcance mais usuários nas próximas semanas.