Pele

A melhor técnica para tirar espinhas do rosto, segundo especialista

Publicado por
Yanara Cardeal

A melhor técnica para tirar espinhas do rosto, segundo especialista | Todos nós já tivemos cravos ou espinhas no rosto que podem ser bastante incômodos, tanto pela aparência quanto pelo desconforto. No entanto, existem técnicas para removê-los de forma segura, evitando manchas, cicatrizes ou dores que possam surgir devido a um tratamento inadequado.

Segundo especialistas, há métodos eficazes e seguros para lidar com esse problema. Sabemos que cravos e espinhas são comuns, especialmente entre adolescentes e pessoas com pele muito oleosa, quando essas imperfeições tendem a aparecer com mais frequência, podendo até causar algum desconforto.

A melhor técnica para tirar espinhas do rosto, segundo especialista | Foto: Freepik

A melhor técnica para tirar espinhas do rosto, segundo especialista

Diversos especialistas pesquisaram técnicas para remover espinhas do rosto sem prejudicar a pele, e recomendam o uso de dois cotonetes como a opção menos agressiva. Antes de começar, deve-se aplicar ácido salicílico na área afetada, pois ele ajuda a amolecer a espinha. Esse procedimento deve ser feito 30 minutos antes de tentar retirar o cravo ou espinha.

Após os 30 minutos, pegue os cotonetes e pressione suavemente os lados da espinha, como se estivesse beliscando. É importante ter cuidado e não insistir se a espinha não sair na primeira tentativa, pois continuar tentando pode resultar em manchas ou marcas na pele que serão difíceis de remover posteriormente.

Por que as espinhas aparecem no rosto?

Muitas pessoas têm dúvidas sobre as causas das espinhas e há várias crenças populares sobre o assunto. As espinhas surgem quando as glândulas sebáceas produzem excesso de sebo, que acaba obstruindo os folículos. Isso resulta no aparecimento de espinhas, já que o equilíbrio do manto ácido natural da pele é alterado pela superprodução de sebo.

Explicando de forma mais simples, as espinhas são causadas por gordura. Toda a gordura que você consome na alimentação, ou que seu corpo produz e excreta pelo suor, se concentra nas glândulas sebáceas, formando as espinhas, que podem ser dolorosas. É por isso que, em muitas ocasiões, elas causam desconforto.

Atenção! Esta informação é publicada para fins informativos e de forma alguma substitui a opinião de um profissional. Por isso, antes de aplicar qualquer coisa na pele,  faça um teste de alergia e busque orientações com seu  dermatologista.