O pepino tem a reputação de ser um vegetal que sacia a sede porque é composto por cerca de 95% de água, sendo um dos ingredientes principais das receitas primaveris. Portanto, como armazenar adequadamente os pepinos para preparar saladas frescas?
Os benefícios para a saúde do pepino são bem estabelecidos. Rico em minerais, como fósforo, potássio, sódio, magnésio e cálcio, além de vitaminas, o pepino também é conhecido por seu alto teor de fibra, o que melhora o trânsito intestinal.
Ele se destaca por suas qualidades diuréticas e drenantes devido às suas baixas calorias e alto teor de água. Por exemplo, você pode preparar saladas de pepino com iogurte para fazer um molho caseiro 100%.
Se você não descascar o pepino, pode guardá-lo na geladeira por cerca de uma semana. No entanto, se cortá-lo ao meio ou em rodelas, cubra-o com filme plástico mantendo a casca. Dessa forma, ele poderá ser preservado por até dois dias, mas não mais.
Recomenda-se consumir o pepino rapidamente, caso contrário, ele perderá suas qualidades nutricionais e a textura do vegetal mudará, resultando em um pepino muito macio.
Se você deseja armazenar bem os pepinos, comece assim que comprá-los. Para fazer isso, escolha vegetais com casca verde, lisa e densamente texturizada.
Não deixe os pepinos ao ar livre, guarde-os na gaveta de legumes da geladeira. Você também pode conservar os pepinos por mais tempo sem estragá-los usando vinagre.
Pegue 4 pepinos de tamanho médio. Lave-os, descasque-os e retire as sementes. Em seguida, corte-os em rodelas de dois centímetros e coloque-os em um frasco de vidro de 1 litro.
Despeje cerca de 20 cl de vinagre no recipiente para cobrir todas as rodelas de pepino. Feche bem o frasco e guarde-o em um local sombreado. Após alguns meses, seus pepinos estarão prontos para consumo. Depois de abrir o pote, mantenha-o na geladeira por até 1 mês.