Morar na Itália é um sonho que, felizmente, é muito possível realizar. Não se trata de algo distante ou impossível, mas de uma realidade que implica arquitetura italiana, amor pela Europa e vontade de querer ganhar uma renda extra. No entanto, há um requisito importante a cumprir, mas não se preocupe, você vai adorar cumpri-lo.
Você quer saber mais? Leia e prepare suas malas para partir para a Itália.
Na Itália existe uma cidade chamada Presicce que acaba sendo bem pequena, já que tem apenas cinco mil habitantes e está localizada na região de Puglia, no sul do país. Sendo pequena, não tem as melhores condições pois, tal como o resto da Europa, está em crise imobiliária. No entanto, Presicce precisa de mais foco, de acordo com o governo italiano.
Diante dessa “crise”, a Itália abre as portas para quem quer morar na cidade porque tem uma qualidade de vida muito boa. Contudo, as casas foram afetadas pelo clima. Assim, as autoridades tomaram a decisão de pagar uma quantia a quem ali queira viver com a simples condição de melhorar a casa em que vive.
Ou seja, o governo italiano oferece 30.000 euros (mais de 30.000 dólares), cerca de R$ 180 reais, para quem tiver interesse em morar lá e que queira comprar uma casa na região. Este dinheiro não é para povoar ou para ocupar espaços inabitáveis. Essa grana é para melhorar a casa que adquirir, que será daquelas que foram abandonadas ou que não têm dono e documentos legais.
Segundo Alfredo Palese, vereador de Presicce, existem muitas casas desabitadas no centro da cidade e datam de antes de 1991. Após o abandono desses ícones da arquitetura e da arte. Assim, a medida mais adequada para resgatar o imóvel é oferecer 30.000 euros, que se dividem em dois: 15.000 para comprá-lo (pode complementar com o seu próprio dinheiro se ultrapassar o custo) e 15.000 para a remodelação.
Este programa em Itália chama-se Presicce-Acquarica. Ele tem previsão que os preços das casas em Itália variem, mas vão custar, de longe, € 25 mil euros (140 mil reais). Além disso, a área é cercada pela natureza e praias, como Santa Maria di Leuca. Atrelado a isso, tem a história que a envolve, sem esquecer a incrível gastronomia que você pode desfrutar.
A chamada será anunciada em algumas semanas, então fique de olho nas autoridades italianas para mais detalhes.