Infelizmente, escolher o plano de internet de alta velocidade mais caro não garante uma melhor conexão via wi-fi, sem momentos em que a rede cai. Às vezes, o problema está em enviar o sinal do próprio operador, que é de baixa qualidade, mas outras vezes o problema pode estar em casa, e pode ser resolvido. Confira as dicas e aproveite o máximo da sua internet.
1. Não usar o roteador indicado
Seu plano de internet já vem com um roteador incluído, que é o dispositivo instalado em sua casa para distribuir o sinal Wi-Fi. Mas o modelo nem sempre é correto para o tamanho da casa ou o número de dispositivos que se conectarão a ela.
Alguns dispositivos usam apenas a frequência de 2,4 GHz. Se o seu roteador é assim, é melhor mudar para um de 5 GHz que suporta um número maior de dispositivos conectados e tem menos interferência de outros equipamentos. Essas informações podem ser escritas na etiqueta na parte de trás do aparelho.
2. Posição do roteador
Outro fator muito importante é onde o roteador está instalado. O sinal Wi-Fi é uma onda de rádio que varia em intensidade dependendo da distância entre o roteador e os dispositivos que estão conectados a ele. Portanto, o roteador deve estar em um local central e alto, sem paredes ou móveis bloqueando a distribuição do sinal.
3. Objetos que interferem com o sinal
O problema com a baixa qualidade do wi-fi pode ser devido ao roteador estar muito perto de espelhos, aquários, telas LCD, estruturas metálicas, telefones sem fio, paredes muito grossas e dispositivos que emitem sinais de rádio. Tudo isso gera interferência e prejudica a estabilidade do wi-fi.
4. Usuários intrusivos
Ao instalar o Wi-Fi, escolha uma senha forte para evitar que os invasores descubram qual é a sua senha e usem a Internet sem a sua permissão. Quanto mais dispositivos conectados, menor a qualidade do sinal, pois é distribuído para mais dispositivos.