A fruta do dragão e seus benefícios nutricionais: conheça a Pitaia

A fruta do dragão é uma planta conhecida como pitaia.

A fruta do dragão e seus benefícios nutricionais: conheça a Pitaia. A fruta do dragão é uma planta conhecida como pitaia. É um cacto noturno que normalmente cresce em ambientes tropicais ou subtropicais secos. A fruta pode ser consumida fresca ou seca. Vamos descobrir seus benefícios nutricionais.

Contribuição nutricional da fruta do dragão

Conteúdo de carboidratos e proteínas

A fruta do dragão contém cerca de 12 gramas de carboidratos por 100 gramas (com quase 8 gramas de açúcar na mesma porção) e 1,18 gramas de proteína, de acordo com dados do Serviço de Pesquisa Agrícola do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos.

Conteúdo de vitaminas e minerais

A pitaia contém vitamina A na forma de caroteno, o que ajudaria a fortalecer a memória. De fato, vários estudos apoiam a possível relação entre o consumo de vitamina A e a prevenção do Alzheimer.

Também fornece vitamina C (2,5mg/100gr), que ajudaria a fortalecer o sistema imunológico, e antioxidantes que ajudariam a destruir os radicais livres no corpo. Essas moléculas podem causar todo tipo de doenças, como câncer e problemas cardiovasculares, entre outros problemas de saúde.

Outros nutrientes da fruta do dragão incluem vitaminas B1, B2 e B3. Acredita-se que essas vitaminas ajudariam a manter a hidratação da pele (por isso estão incluídas nos tratamentos tópicos da pele), além de permitir a redução dos níveis de colesterol LDL .

Finalmente, inclui minerais como ferro e pequenas quantidades de potássio, cromo e magnésio .

Teor de fibra

A pitaia é uma boa fonte de fibra, com cerca de 3 gramas de fibra por 100 gramas de fruta fresca, que sobe quando a fruta se apresenta seca e fornece 4% do valor diário de fibra alimentar.

Teor de gordura

Sementes de fruta do dragão fornecem proteína e gordura. Por serem tão pequenos, eles se espalham por todo o fruto, impossibilitando a retirada de todas as sementes. No entanto, a maior parte da gordura nas sementes é do tipo monoinsaturado.

Calorias

Esta informação nutricional se aplica à carne comestível de uma pitaia. Além disso,  contém um total de 60 calorias por 100 gramas, o que fornece 3% do valor diário de calorias.

Como você pode ver, a pitaia, além de saborosa, é nutritiva. Tente incorporá-lo em sua dieta regular. Lembre-se que uma alimentação balanceada é baseada no consumo de vegetais e frutas, principalmente.