A saúde de uma pessoa também pode ser determinada pela condição de seu cabelo, algumas vitaminas em falta ocasionam a queda dos fios. A queda de cabelo pode estar associada à deficiência de algumas vitaminas, oligoelementos e minerais que fazem parte da estrutura capilar.
Além disso, pode significar ressecamento do couro cabeludo devido à exposição ao sol, o que afeta as propriedades elásticas do cabelo.
As vitaminas do complexo B são essenciais para trazer saúde à juba, pois melhoram a regeneração celular. Da mesma forma, a comida se torna a melhor maneira de aproveitar os nutrientes.
As carnes; frutas como laranja e mamão; vegetais como espinafre; grãos como grão de bico, lentilha, feijão; e nozes como amêndoas e nozes são ricas em vitamina B.
Este composto também promove a circulação sanguínea, tem impacto no estado da pele, no nascimento de novos cabelos e tecidos, contribui para a síntese de proteínas e influencia o sistema hormonal.
A seguir, será mencionado em quais alimentos podem ser encontradas as vitaminas que compõem o grupo B e a função que cada uma delas desempenha no organismo:
A tiamina consegue transformar os carboidratos em energia, resultando na erradicação da queda de cabelo e na promoção do crescimento. Esta vitamina encontra-se nos seguintes alimentos: peixe, pistácios, espargos, sementes, espinafres e ervilhas.
A riboflavina é responsável pelo processo de regeneração celular que beneficia o crescimento do cabelo e das unhas.
Esta vitamina está presente em ovos, carnes, peixes e também em cenouras, nozes e laticínios.
Combate a dermatite capilar. Ao fornecer um efeito antidepressivo, verificou-se que contribui para a redução do colesterol ruim no sangue. Também auxilia na erradicação de toxinas no corpo.
A niacina está envolvida no desenvolvimento do colágeno necessário para ativar as células da pele e do cabelo. É encontrado em ovos, laticínios, aipo e beterraba.
É um componente ativo muito comum, encontrado em loções capilares, e que consegue acelerar o crescimento do cabelo e combater a queda. Esta vitamina pode ser encontrada em alimentos como fígado, fermento, gema de ovo e brócolis.
O consumo de biotina fortalece o cabelo. Foi comprovado que ajuda o cabelo que se torna quebradiço e com pontas duplas; além disso, e também combate a queda do mesmo. É encontrado em levedura de cerveja, arroz integral, bananas, morangos e tomates.
É um componente que forma os folículos capilares, necessários para o crescimento, tom e cor do cabelo.
Quinoa, frutas, legumes, atum, soja e laticínios são alimentos que contêm vitamina B12.
Por outro lado, o colágeno e a vitamina A também são conhecidos por melhorar a probabilidade de crescimento do cabelo, dando-lhe uma aparência mais saudável e brilhante.