A canja de galinha funciona como um remédio para melhorar as defesas?
Especialistas apontam três razões que tornam a canja de galinha boa para os doentes. Existem muitos remédios, infusões ou alimentos tradicionais que são popularmente considerados como estimulantes do sistema imunológico. Eles são usados para prevenir doenças e até mesmo acelerar a cura.
Quando nos sentimos mal, o alimento mais recomendado é a canja. Seja de um resfriado comum, uma infecção no trato respiratório, no estômago, durante a recuperação de uma cirurgia ou uma doença. Canja de galinha e caldo foram escolhidos para proporcionar conforto e até recuperação.
>Biscoitos sem farinha, sem ovos, sem manteiga e deliciosos com 2 ingredientes
Canja de galinha ajuda a curar?
Embora não haja evidências científicas de que a canja acelere a recuperação, é um alimento com as características que seu corpo necessita.
Ao quebrar seus ingredientes, parece um remédio que vale a pena experimentar, observa a Harvard School of Public Health (HSPH) e destaca três aspectos:
- É leve e agradável ao estômago quando você não tem muito apetite.
- Fornece líquidos e eletrólitos para prevenir a desidratação , que pode ocorrer facilmente com febre .
- Uma receita de canja de galinha tradicional fornece vários nutrientes envolvidos no sistema imunológico: proteína e zinco do frango, vitamina A da cenoura, vitamina C do aipo e cebola; e antioxidantes de cebolas e ervas.
Embora não seja um medicamento, a sopa da dieta não é tudo para o bom funcionamento do nosso sistema imunológico, é um dos fatores que pode favorecê-lo ou fragilizá-lo.
Quando não há uma boa dieta alimentar e alimentos que fornecem os nutrientes necessários de que o corpo necessita não são consumidos, a produção e a atividade das células imunológicas e dos anticorpos podem ser afetadas. Somos mais vulneráveis a bactérias, vírus, parasitas nocivos e doenças.
Entre os nutrientes que foram identificados como substanciais para o crescimento e o funcionamento adequado das células imunológicas estão a vitamina C, vitamina D, zinco, selênio, ferro e proteínas (incluindo o aminoácido glutamina), que podemos obter de alimentos vegetais e animais .
Assim como há alimentos que nos fornecem nutrientes que sustentam nossas defesas, há outros que podem enfraquecê-lo. Álcool e alimentos ou bebidas com muito açúcar adicionado afetam você em um curto espaço de tempo.
Estudos mostram que entre duas e cinco horas após tomar 4-5 drinques, seu sistema imunológico se torna menos ativo do que quando você está sóbrio.
Buscar uma alimentação balanceada é um dos aspectos a se cuidar para manter nosso escudo. Dormir o suficiente (7 a 9 horas), controlar o estresse, fazer algum tipo de exercício, evitar fumar, não consumir álcool em excesso e manter as mãos limpas são ações que contribuem para o bom funcionamento do sistema imunológico.