A borra de café é um tesouro precioso não só em casa, mas também para as plantas | Você sabia que a borra de café, aquele resíduo que normalmente jogamos fora, pode ser um grande aliado para o seu jardim?
Além de ser um produto 100% natural, a borra de café possui uma série de nutrientes e propriedades que podem ajudar a melhorar a saúde das plantas, repelir insetos e até mesmo alterar a cor das flores.
Aqui estão 7 usos incríveis da borra de café no jardim:
A borra de café é particularmente adequada como fertilizante para plantas acidófilas, pois preserva e acentua a acidez do solo. Quando espalhada no solo, gradativamente tende a diminuir o pH.
É por isso que podemos usá-la para mudar a cor das flores das hortênsias. A tonalidade das flores depende, de fato, do pH do solo: quanto mais elevado, mais tende para o rosa, enquanto um pH mais baixo resulta em flores mais azuis. Polvilhe borra de café regularmente no solo das hortênsias para tornar as flores mais azuis!
Além de seus nutrientes, a borra de café também pode ser utilizada devido à sua textura granulada e áspera.
Basta espalhá-la como pó ao redor dos vasos de plantas, no chão da varanda, formando círculos. Desta forma, você criará uma verdadeira barreira que impedirá que lesmas e caracóis roem as folhas de suas plantas.
Um truque ainda mais eficaz? Misture algumas cascas de ovo cortadas em pedacinhos com a borra de café: assim, você criará um obstáculo ainda mais intransponível para esses animais!
Muitos desconhecem a capacidade “absorvente” das borras de café. Na verdade, elas podem absorver maus odores e retê-los. Por este motivo, se o seu cão fez suas necessidades no chão da varanda ou no pátio, após a limpeza, esfregue um pouco de borra de café nesse local para eliminar o cheiro de forma permanente e rápida.
Se você estiver fazendo compostagem com ingredientes naturais e orgânicos, também poderá adicionar borra de café, que, com seu alto teor de nitrogênio, representa uma valiosa fonte de nutrientes.
Em geral, você também pode adicionar outras substâncias ao composto, como restos de frutas e vegetais, folhas secas e aparas de grama. Você pode, então, espalhar o composto no solo do jardim para torná-lo extremamente mais fértil.