Se o seu celular sofreu esse dano, saiba que é irreversível e potencialmente perigoso. Aqui nós dizemos o que aconteceu e o que você tem que fazer.
Se você notar que seu celular está um pouco estranho na parte de trás ou que a tela subiu um pouco, pode ser que a bateria tenha inchado. Nos telefones celulares atuais é raro que isso aconteça, no entanto, pode ser o caso e você deve ter cuidado com isso.
A seguir, explicamos alguns motivos pelos quais isso pode acontecer, para que você fique atento e evite acidentes.
A primeira coisa que você deve saber é que as baterias dos celulares são feitas de lítio, que gera energia por meio de uma reação química que pode parar de funcionar corretamente com o uso. Se com o passar dos anos chega um momento em que você tenta carregar aquela bateria que já está gasta, além da reação química que gera energia, podem ser gerados gases. Esses gases não poderão escapar porque a bateria é selada, fazendo com que ela infle.
Além do desgaste natural do equipamento, outros motivos pelos quais essa reação química pode ocorrer são: por sobrecarga, caso o celular fique ligado por mais tempo do que o necessário, ou pela má qualidade de seus componentes. Sobre este último ponto, vale ressaltar que é muito importante utilizar os acessórios originais para evitar esse tipo de dano ao equipamento, pois um carregador com defeito pode afetar diretamente a bateria.
É muito importante que, se isso aconteceu com a bateria do seu celular, você não o ignore, mesmo que seu celular continue funcionando normalmente. O que você precisa fazer é trocar a bateria o mais rápido possível, seu celular pode parecer não ser afetado, mas com o passar dos dias, a bateria não durará mais tanto, até que pare de funcionar completamente.
Você também deve saber que a bateria não esvaziará mais, o dano é irreversível e quanto mais você a usa, mais perigoso pode ser para você. Segundo especialistas, o risco de explodir é alto e, embora não cause um grande incêndio, pode machucá-lo.
Por outro lado, o que você nunca deve fazer com um celular com bateria inflada é tentar carregá-lo ou apertar a bateria. É melhor desligá-lo imediatamente para evitar maiores danos ao equipamento e levá-lo ao serviço técnico. Se você fizer isso o mais rápido possível, a troca da bateria certamente será mais barata do que se outros componentes forem afetados.
Para mais informações, siga nossa seção de Tecnologia.