Você congela pão? Anote essas dicas de especialistas. Um pão de boa qualidade e que quando congelado continua fresco. Estas são as duas principais instruções para manter este produto em boas condições e por mais tempo. Assim, garante-se, em parte, que ele mantenha sua textura no momento de usá-lo novamente. Claro, que pareça novo, com uma textura crocante, e para evitar que fique muito duro, é preciso levar em conta essas dicas dadas pelos especialistas. Anote!
Congelar o pão
O pão pode durar até três meses no congelador. Para isso, “é fundamental adquirir o pão certo para que aguente bem o processo de congelamento”, diz o mestre artesão internacional Xevi Ramon, que aponta como deve ser: “Artesanal, com um ponto de acidez, longa fermentação e, claro, sem aditivos”.
Uma forma de reconhecer um pão de qualidade é optar por um produto não industrial, com cores vivas (laranja ou marrom) e com pequenas bolhas na parte externa, que denotam uma longa fermentação. Para congelá-lo, continua este especialista, “deve ser cortado em fatias, colocado em um saco de papel ou fécula de batata e arrefecer na parte mais quente do congelador.
Descongele o pão, tão importante quanto
Ao descongelar, “é melhor que seja à temperatura ambiente, evitando o microondas mesmo na função de descongelar”, explica María Dolores Rodrigo, cientista-chefe do Conselho Superior de Pesquisa Científica (CSIC) e vice-diretora técnica do Instituto de Agroquímica e Alimentos Tecnologia (IATA), na Espanha. “Caso contrário estará seco e duro em questão de minutos, já que o microondas faz perder parte das moléculas de água que o pão continha”.
No entanto, se o pão não ficou bom, não há motivo para se alarmar (ou jogá-lo fora). Como explica o chef internacional Peio Gartzia, o pão tem muitos usos gastronômicos quando não está mais fresco. Torradas e croutons são algumas sugestões de uso, e há muitas outras: pão ralado, migas, sopa de alho, pudim…