Instagram agora solicita selfies de vídeo para confirmar a identidade. Existem muitos aplicativos móveis que pedem aos usuários que tirem uma fotografia imitando uma posição específica para determinar sua identidade e garantir que eles não estejam criando uma conta em nome de outra pessoa.
É algo muito comum em aplicativos paquerar e conhecer pessoas como o Tinder e tantos outros, e até mesmo algumas redes sociais já adotaram essa forma de identificação de usuários. Aplicativos de namoro como o Tinder já usam selfies de fotos e vídeos para garantir a identidade dos usuários.
O mais recente que parece adotar essa forma de garantir a identidade dos usuários é o Instagram. Nas últimas semanas, a rede social foi preenchida com perfis e contas falsos que muitos usam para espalhar links para páginas e conteúdo adulto.
Com o objetivo de lutar contra esses tipos de perfis e todos aqueles que procuram se passar por outros usuários, a empresa decidiu começar a testar não apenas fotografias para se identificar, mas também vídeos.
>Instagram lança ‘emblemas’: para ganhar dinheiro com transmissões ao vivo
De acordo com alguns usuários do Instagram, que compartilharam capturas de tela em redes sociais como o Twitter, o Instagram começou a solicitar selfies de vídeo de alguns usuários para verificar sua identidade.
A empresa ressalta que essas selfies em vídeo nunca serão vistas publicamente no perfil do Instagram, e que nenhum seguidor ou qualquer outro usuário da rede social terá acesso a elas.
Todo o conteúdo que os usuários carregam para verificar sua identidade desaparecerá em 30 dias após ser compartilhado dos servidores do Instagram. A empresa garante que não usará técnicas de detecção biométrica ou de reconhecimento facial com esses conteúdos compartilhados.
A única coisa que o Instagram quer é receber um pequeno vídeo para confirmar a identidade da pessoa que está criando uma conta e verificar se é um humano. Em outras palavras, não é um bot que está tentando abrir um novo perfil no Instagram para fins ilícitos.
O Instagram já havia começado a solicitar selfies de vídeo dos usuários há um ano, mas aparentemente essa funcionalidade já está alcançando mais usuários, mas ainda está em forma de teste. A empresa ainda não confirmou oficialmente seu lançamento em nenhum lugar do mundo.