Terminou o primeiro encontro entre Rússia e Ucrânia: o que eles decidiram. Os negociadores russos e ucranianos que se reuniram hoje no posto de controlo Alexandrovka-Vilcha, na fronteira entre a Ucrânia e a Bielorrússia, regressaram às suas capitais e vão continuar o diálogo numa “segunda volta“, anunciou o assessor do chefe do gabinete presidencial ucraniano Mikhail Podolak.
“Hoje as delegações da Ucrânia e da Rússia realizaram a primeira rodada de negociações cujo objetivo principal era discutir as questões de cessar-fogo e cessação das hostilidades no território da Ucrânia”, disse Podoliak a repórteres, segundo a agência Sputnik.
Vários assuntos foram discutidos na reunião, mas nenhum veio à tona. De ambos os setores, eles são tratados com muito sigilo.
Dmitri Peksov, porta-voz do Kremlin, havia apontado as seguintes horas antes da reunião: “Na verdade, sugiro que esperemos as negociações. Prefiro não anunciar nenhuma demanda (nossa). As negociações devem ser realizadas em silêncio.”
Por sua vez, Volodomir Zelenski, o presidente ucraniano, assinou o documento para solicitar que a Ucrânia entre formalmente na União Europeia.