Os segurados e beneficiários do Instituto Nacional de Previdência Social – INSS, já podem solicitar o serviço para mudar forma ou local de recebimento.
De acordo com o INSS, aposentados e pensionistas podem pedir para não receber o benefício em conta corrente ou poupança e passar a receber em cartão de benefício.
De acordo com a autarquia federal vinculada ao [Ministério da Previdência Social], não é possível escolher o banco para receber o pagamento. Mas é possível mudar a agência do INSS responsável pelo seu benefício.
Este pedido é realizado totalmente pela internet, você não precisa ir ao até o instituto.
Quem pode solicitar a mudança?
De acordo com o INSS, o serviço pode ser solicitado pela pessoa que recebe benefício da Previdência Social.
Etapas para a realização deste serviço pela internet:
- Entre no Meu INSS;
- Clique no botão Novo Pedido;
- Digite o nome do serviço/benefício que você quer;
- Na lista, clique no nome do serviço/benefício;
- Leia o texto que aparecerá na tela e informe seus dados para avançar.
Para acompanhar e receber a resposta do seu processo:
- Entre no Meu INSS;
- Clique no botão Consultar pedidos;
- Encontre seu processo na lista;
- Se quiser ver mais detalhes, clique em detalhar.
Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, aposentados e pensionistas do INSS devem entrar em contato com o órgão, ligando para a Central de Atendimento da Previdência Social pelo telefone 135. O serviço está disponível de segunda a sábado das 7h às 22h (horário de Brasília). Você também pode buscar atendimento pelo site Meu INSS.