O YouTube estabeleceu como linha estratégica em 2021 o desenvolvimento de ferramentas e funcionalidades que fomentem a criação de uma comunidade na plataforma, que estimulem a colaboração entre os usuários e que permitam o avanço do comércio eletrônico.
YouTube vai apostar em oferecer mais oportunidades de monetização para criadores de conteúdo. Nesse sentido, lançou inúmeras novidades durante o ano passado, e continuará trabalhando nesta mesma linha em 2022. A empresa detalhou alguns dos lançamentos que planeja fazer este ano, e são os seguintes:
Notícias para criadores de vídeo
De acordo com o YouTube, os criadores de conteúdo são “o coração e a alma” da plataforma. É por isso que durante o ano de 2022 expandirão as possibilidades de monetização não apenas de vídeos, mas também de outros formatos.
Como aponta a empresa, os Curtas se tornarão parte fundamental de sua estratégia de conteúdo, ampliando as opções para ganhar dinheiro com esse tipo de publicação, que ultrapassou 5.000 milhões de visualizações desde seu lançamento no verão passado.
Com a intenção de que sejam ainda mais utilizados, a empresa permitirá responder a comentários individuais no YouTube através de um Curta, adicionará novos efeitos de vídeo e ainda incorporará novas ferramentas de edição. A empresa também garante que vai ampliar o YouTube Shorts Fund, pagando aos criadores que popularizam esse tipo de conteúdo na plataforma.
Também será possível criar conteúdo de marca por meio do Branded Connect, integrando recursos financiados por fãs como o Super Chat em Shorts e oferecendo a possibilidade de comprar diretamente de um Short.
Por outro lado, serão promovidos vídeos ao vivo no YouTube Live, cujo tempo diário de visualização ao vivo triplicou em um ano. Entre outras novidades, chegará a transmissão ao vivo colaborativa, que permitirá criar transmissões nas quais vários criadores participam, levando a entrevistas e diálogos mais interessantes.
Juntamente com recursos como o Super Chat e os Clubes dos canais, as assinaturas de presente (a capacidade de inscrever outro espectador em um canal de transmissão ao vivo) já estão sendo testadas com um pequeno grupo de canais. É uma ferramenta que o YouTube diz que vai lançar nos próximos meses.
Por outro lado, o YouTube está testando uma ferramenta que permite aos criadores estabelecerem diretrizes para seu canal e, assim, orientar melhor o tom das conversas. Além disso, os espectadores poderão classificar os comentários para que estejam sincronizados com o momento exato em que estão assistindo ao vídeo.
O YouTube também apostará em blockchain e NFTs, elementos que considera capazes de construir relacionamentos mais profundos com os seguidores. Com eles, abre a possibilidade de ganhar dinheiro com novas modalidades, como oferecer aos seguidores a propriedade verificável de vídeos, fotos, obras de arte e até experiências exclusivas de seus criadores favoritos.
Novidades para espectadores do YouTube
Uma das principais novidades do YouTube para os espectadores de conteúdo em 2022 será uma experiência mais interativa na forma de consumir vídeos pela televisão, o meio em que a visualização de conteúdo mais cresceu em 2021: até janeiro de 2022 Em média, os espectadores assistem mais de 700 milhões de horas de conteúdo do YouTube na televisão todos os dias.
Nesse sentido, em poucos meses os espectadores poderão usar seus telefones enquanto assistem ao YouTube na TV, ler ou enviar comentários, compartilhar vídeos com seus amigos e muito mais. Isso tornará a experiência muito mais imersiva.
O YouTube também lançará uma versão redesenhada do programa 4K Plus, que simplificará ainda mais a interface do usuário, incluindo atualizações na Biblioteca e ao vivo, permitindo que os espectadores tenham mais controle sobre como organizar e assistir seu conteúdo favorito e desfrutar de uma experiência ainda mais agradável. mais fluido.
A plataforma garante ainda que lançará novas opções de personalização e controlo dos conteúdos que podem ser visualizados pelos diferentes membros da unidade familiar. Por outro lado, ele afirma que vai melhorar a qualidade do YouTube Music, com novos controles de som e uma função que permitirá eliminar picos fortes e aprimorar vozes suaves.
Por fim, o YouTube também garante que começou a trabalhar em sua própria versão do metaverso. Em primeiro lugar, isso chegará aos jogos, mas a plataforma afirma ter ideias para também renovar completamente a forma de consumir conteúdo de vídeo.