A acne é resultado da superprodução do sebo na pele. Esse óleo excessivo e detritos de pele se acumulam sob os folículos capilares, prendendo bactérias dentro. Elas geralmente ocorrem na área do rosto e pescoço e afetam a todos. Outras razões também causam espinhas, como estresse, alterações hormonais, sudorese excessiva, condições médicas existentes, reação a produtos de pele e até má higiene.
Alho é bom para espinhas?
Há um tempo atrás, um vídeo viralizou no Instagram. Foi um vídeo de uma famosa maquiadora afirmando que ela tinha encontrado a maneira perfeita de se livrar das espinhas – o alho. No vídeo, o maquiador é visto esfregando um pedaço de alho em uma espinha do queixo. Ela alegou que usar alho iria instantaneamente achatar suas espinhas! O alho é bom para espinhas, como o maquiador alegou?
Embora não tenha havido estudos para confirmar os benefícios do uso do alho para espinhas, o ingrediente potente tem algumas propriedades que podem ajudar a tratar a acne. Veja como o alho é bom para tratar espinhas:
>>Conheça Os Métodos Para Alisar Seu Cabelo Sem Usar A Chapinha
Propriedades antimicrobianas
Este ingrediente forte e saboroso é rico em propriedades antimicrobianas. Contém compostos que dificultam o crescimento de certas bactérias e fungos, que podem ajudar a tratar certas condições. Esses compostos também podem ser capazes de combater bactérias causadoras de acne, tornando o alho bom para espinhas.
Estudos descobriram que as propriedades antimicrobianas do alho são todas graças a um produto químico conhecido como allicin. A allicina é conhecida por inibir o crescimento de estreptococos epidermidis, um tipo de bactéria causadora de acne. Além disso, outros produtos químicos presentes no ingrediente também aumentam suas propriedades antimicrobianas, tornando-se um potente remédio para combater espinhas.
Propriedades anti-inflamatórias
Um dos contribuintes que facilitam o crescimento da acne são citocinas pró-inflamatórias. No entanto, para combater essas moléculas que promovem inflamação, as propriedades anti-inflamatórias do alho são úteis. Estudos também descobriram que a allicin reduz a produção de citocinas pró-inflamatórias, reduzindo assim suas propriedades pró-inflamatórias e prevenindo espinhas.
>>Dicas Caseiras Para Ajudar A Controlar A Oleosidade Do Seu Cabelo
Propriedades curativas
Quando aplicado na pele, o alho tem propriedades de cicatrização de feridas. Descobriu-se que o alho pode ajudar a tratar condições da pele, como psoríase, formações de milho e infecções fúngicas na pele. Também pode ajudar a prevenir cicatrizes que são uma causa de surtos de acne.
Como usar alho para espinhas?
Aqui estão algumas maneiras que você pode usar alho para espinhas. Antes de usar, no entanto, faça um teste de remendo, pois o alho também pode causar reações adversas em alguns. É aconselhável experimentar esses métodos para espinhas somente após um teste de remendo.
AVISO: Se sua pele queimar após aplicar alho, remova-o imediatamente da pele.
>>Por Que Você Deve Usar Gema De Ovo Para Tratar O Cabelo?
1- Máscara de Alho e Iogurte
Quando combinado com as propriedades de resfriamento do iogurte, o alho pode ajudar a remover células mortas da pele e abrir poros bloqueados, juntamente com o tratamento de espinhas.
Como usá-lo?
- Amasse 4 dentes de alho o mais fino possível, e a ele, adicione uma colher de sopa de iogurte.
- Misture bem e aplique-o em um rosto limpo.
- Massageie e deixe a mistura por 5-10 minutos. Lave-se com água fria.
2- Máscara de Alho e Mel
Assim como o alho, mel para ter propriedades antibacterianas naturais. Além disso, também hidrata e acalma a pele.
Como usá-lo?
- Extrair o suco de 3-4 dentes de alho.
- Adicione uma colher de chá de mel a ele e 1/4 de colher de chá de cúrcuma, se quiser.
- Aplique esta máscara diretamente nas espinhas e deixe-a definida por 15-20 minutos. Lave-o em alguns minutos.
>>Veja A Maneira Correta De Usar O Ácido Hialurônico Para Obter Os Benefícios
Há algum efeito colateral do uso do alho para espinhas?
Sim, se você tem pele sensível, você deve ter cuidado antes de usar alho para espinhas. Pode causar uma reação. Algumas pessoas desenvolvem erupções cutâneas ou bolhas por causa do uso de alho topicamente. Isso geralmente acontece quando o alho recém-esmagado/picado é aplicado em quantidades mais altas sem adicionar mais nada para diluir sua concentração. É por isso que, antes de usar alho no rosto, recomenda-se um teste de remendo na mão ou cotovelo para verificar se há reações.
>>Truques Caseiros Mais Eficazes Para Fazer O Cabelo Crescer Mais Rápido