Com o estresse pode afetar a saúde da pele e cabelo

Com o estresse pode afetar a saúde da pele e cabelo
Com o estresse pode afetar a saúde da pele e cabelo

 

Agora vamos falar um pouco sobre como o estresse pode afetar a saúde da pele e cabelo. Ao contrário do que muitos pensam, o estresse causa estragos não só em nossa psicológico, mas também em nosso corpo. Assim, a ansiedade e o estresse podem, entre outras coisas, prejudicar muito tanto a saúde do nosso cabelo quanto da nossa pele.

Sabe quais são as complicações pode o estresse gerar no corpo?

Quando nos encontramos de mau humor, os hormônios que o corpo libera em resposta ao estresse começam a disparar. Quais são as substâncias que o corpo secreta quando nos deparamos com situações que nos superam? Cortisol e adrenalina

No momento em que esse aumento hormonal começa a ocorrer, nosso corpo sofre um desequilíbrio que o afeta em diferentes planos. Uma das consequências negativas que ocorre no corpo de uma pessoa que sofre de estresse, é a incapacidade de absorver os principais nutrientes que nos permitem manter uma aparência saudável.

Quando estamos estressados, quase automaticamente, nosso humor é afetado. Isso gera um grande desequilíbrio em nosso sistema neuroendócrino que nos leva a sofrer uma série de consequências inflamatórias e uma liberação de reagentes de oxigênio.

>>10 alimentos para aliviar uma ressaca

Esse processo começa a melhorar patologias de pele pré-existentes, tais como:

  • Psoríase
  • Dermatite Atópica
  • Acne

Quando isso é mantido ao longo do tempo, nossa pele começa a ficar maçante e o nível de metaloproteinases aumenta acentuadamente.

Metaloproteínas são enzimas que afetam a produção de colágeno; causando o aparecimento prematuro de flacidez e rugas indesejáveis e linhas de expressão.

>>Gel caseiro para deixar seus cachos hidratados e definidos

O que podemos dizer sobre cabelo?

Curiosamente, o cabelo também é afetado pelo mau humor, estresse e ansiedade. Talvez, o cabelo, seja vítima dos ataques mais notáveis, já que começa a sofrer um processo chamado eflúvio de telogen.

O que é eflúvio de telogen?

Este é o processo de interromper o crescimento da raiz dos folículos capilares, o que inevitavelmente afeta o crescimento capilar. Então, essa condição acaba sendo uma das causas da queda de cabelo.

É comum que mulheres que geralmente têm cabelos mais longos sejam as que mais notam a queda de cabelo. No entanto, é importante notar que uma vez superado o momento de estresse e mau humor, o cabelo continua a evoluir normalmente.

Como podemos combater o mau humor que acaba afetando nossa pele e cabelo?

O sol e a vitamina D serão a chave para nossos cabelos e pele. Dessa forma,  quando estamos diante do sol por pelo menos 15 minutos por dia, sintetizamos a vitamina D, uma substância fundamental para fortalecer nosso sistema imunológico e cuidar da saúde óssea.

Além disso, não há dúvida de que o sol consegue mudar nosso humor quase imediatamente. Quando conseguimos reduzir o mau humor, a melhora da pele e do cabelo acaba sendo notável.

>>Como combater rugas usando bicarbonato de sódio

Também é importante realizar:

Atividades físicas: Graças a isso podemos liberar a carga emocional que pode estar afetando diretamente nosso humor.
Dieta: Com a adição de alimentos ricos em cálcio e vitamina D, como espinafre, brócolis ou peixes oleosos, estaremos absorvendo minerais e vitaminas que nos ajudarão a parecer mais saudáveis.

O mau humor afeta significativamente tanto o cabelo quanto a pele e, porém, em nossas mãos estão as ferramentas para combatê-lo e ser capaz de sempre parecer jovem e saudável.

>>Como aparecer impecável na Câmera