Dicas infalíveis para deixar as roupas brancas com cara de novas

Temos a receita de 4 misturas caseiras para branquear as roupas

A roupa branca é um clássico. Camisas, camisetas ou calças dessa tonalidade fazem parte de um guarda-roupa comum, sendo uma das cores mais tradicionais. Porém, há uma grande desvantagem: a roupa branca tende a perder o tom e pode ficar amarelada ou cinza, estragando a nossa vestimenta. Felizmente, existem alguns truques caseiros para cuidar delas, sem ter que recorrer a produtos de limpeza agressivos ou alvejantes que colocam suas roupas em risco.

Existem centenas de produtos para branquear roupas, mas nem todos funcionam e, em alguns casos, podemos danificar as roupas se os usarmos incorretamente. Da mesma forma que existem produtos específicos para branquear a roupa, também existem remédios que podemos fazer em casa com apenas alguns ingredientes.

roupas brancas
Dicas infalíveis para deixar as roupas brancas com cara de novas | Foto: Canva

Dicas infalíveis para deixar as roupas brancas com cara de novas

  1. Vinagre e bicarbonato de sódio: Um dos truques infalíveis para tirar manchas amarelas de roupas de algodão é usar vinagre e bicarbonato de sódio. Misture partes iguais dos dois ingredientes e aplique esta pasta sobre a mancha, deixando agir por uma hora para fazer efeito. Este método funciona especialmente bem em roupas de algodão.
  2. Limão, bicarbonato e vinagre: Outra opção para clarear roupas de algodão é misturar o suco de meio limão com duas colheres de chá de bicarbonato de sódio em uma tigela com água quente e deixar a peça de molho por uma hora. Em seguida, retire a roupa e esvazie o recipiente para enchê-lo com água fria e um bom jato de vinagre, deixando a roupa nessa mistura por mais duas horas. Depois, lave a roupa normalmente na máquina de lavar com água fria.
  3. Leite e água oxigenada: Para clarear peças de seda, o ideal é lavá-las sempre do avesso e em água morna, utilizando produtos específicos para esse delicado tecido. Porém, se a roupa já estiver amarelada, misture partes iguais de leite e água oxigenada (duas colheres de sopa de cada para cada litro de água fria). Deixe a roupa de molho por alguns minutos e enxágue com água fria, secando à sombra para evitar que o sol a danifique.

Embora a lã não seja um tecido que exija lavagens frequentes, é possível que perca a brancura e necessite de mais cuidados para recuperá-la. Uma opção é deixar a peça de lã de molho por um dia em um recipiente com água fria e água oxigenada (uma colher de sopa para cada três litros de água). Após 24 horas, enxágue e lave normalmente. Outra opção é usar leite não pasteurizado, no qual você deixará a roupa de molho por duas horas antes de enxaguar e lavar.

  1. Bombas branqueadoras caseiras: Você pode fazer bombas branqueadoras misturando uma xícara de sabão em pó, meia xícara de bicarbonato de sódio, um quarto de xícara de sal e 100 ml de água oxigenada 30 volumes. Use luvas para misturar até obter uma textura de migalhas ou areia molhada.

Depois, forme bolinhas com essa mistura e deixe-as secar por pelo menos 24 horas. Guarde-as em um recipiente hermético para que possam ser conservadas por meses. Para utilizá-las, basta colocá-las em um balde com água e deixar a roupa de molho.

Com esses truques caseiros, você poderá manter suas roupas brancas com aparência de novas, independentemente do tipo de tecido. Esses métodos são eficazes e seguros, ajudando você a prolongar a vida útil de suas roupas brancas favoritas.