Panelas queimadas são um problema comum na cozinha, causando frustração e consumo de tempo extra na limpeza. A sujeira que gruda nos utensílios é notoriamente difícil de remover, muitas vezes levando as pessoas a pensar em substituir panelas que ainda têm muitos anos de uso pela frente. No entanto, com os produtos certos e alguns truques simples e econômicos, é possível limpar as panelas queimadas de maneira eficaz, restaurando seu brilho e funcionalidade. Vamos explorar métodos comprovados que não exigem grandes gastos de dinheiro e que podem facilitar muito essa tarefa doméstica.
Truques que ninguém revela para limpar uma panela queimada
Uma opção para limpar a panela é usar uma esponja de aço. Elas só podem ser usadas em panelas que não possuam antiaderente, pois, caso contrário, o material se danifica facilmente. É importante ter cuidado na hora de lavar esses utensílios.
Mas, sem dúvida, o produto que nunca falha nessa limpeza é o bicarbonato de sódio. É um limpador poderoso. Com apenas uma colher por litro e meio de água, coloque na panela, aqueça e, assim que ferver, retire do fogo. A sujeira pode ser então raspada com uma espátula. Para limpar a parte externa da panela, polvilhe com bicarbonato de sódio e água, e deixe descansar até que a parte queimada saia.
Outro produto de limpeza que nunca decepciona e que todo mundo tem na cozinha é o vinagre branco. Neste caso, coloque a mistura na panela e leve ao fogo médio até ferver. Depois, baixe o fogo para que o líquido evapore e deixe esfriar. Recomenda-se limpar posteriormente com uma esponja.
O sal também é um grande aliado na limpeza. O que você precisa fazer é colocar um copo d’água e duas colheres de sal na panela. Deixe descansar por pelo menos meia hora e esfregue. Com esses truques, as panelas ficarão como novas e brilhantes, sem necessidade de comprar novas.