Quais são os limpadores de limão que realmente funcionam?

Veja aqui onde você pode usar o limão com eficácia para limpeza

Quando falamos de ingredientes naturais para limpar a casa, muitas vezes mencionamos o limão. Isso porque essa fruta, amplamente utilizada na cozinha e adorada por Antonino Cannavacciuolo (quem acompanha o MasterChef sabe bem disso), possui notáveis propriedades que também podem ser úteis na limpeza da casa. Mas podemos limpar toda a casa com limão? Bem, digamos que há alguns casos em que funciona bem e outros em que é melhor usar outra coisa.

Quais são os limpadores de limão que realmente funcionam?
Quais são os limpadores de limão que realmente funcionam?

O limão é um aliado válido na limpeza doméstica por ser rico em ácido cítrico. Este último possui notáveis propriedades antibacterianas e antimicrobianas, tornando-o perfeito para remover manchas, limpar e polir.

 

Considere também que a acidez do limão ajuda a dissolver os resíduos de gordura, deixando um aroma fresco e inigualável. Além disso, há o benefício adicional de ser um produto totalmente natural, biodegradável e amigo do ambiente.

Quais são os limpadores de limão que realmente funcionam?

Aqui é onde podemos aproveitar ao máximo as habilidades de limpeza do limão:

  1. Máquina de lavar louça: Pegue um limão espremido e, em vez de jogá-lo fora e desperdiçá-lo, coloque-o na máquina de lavar louça no início da lavagem. A louça sairá ainda mais limpa e cheirosa, combatendo os maus odores.
  2. Superfícies de aço: Pias e fogões de aço podem se beneficiar ao serem limpos e polidos com limão. Corte um limão ao meio e passe-o sobre o fogão e a pia, deixando-o agir. Em seguida, enxágue bem. A acidez do limão não só desengordura o aço, mas também remove manchas.
  3. Forno: Após cozinhar algo muito “cheiroso”, experimente colocar um limão no forno ainda quente (sem se queimar, por favor), da mesma forma como se faz na máquina de lavar louça.
  4. Geladeira: Outro eletrodoméstico que pode exalar odores desagradáveis. Experimente colocar um pires com algumas rodelas de limão. Este último absorverá os maus odores e liberará um aroma agradável.
  5. Utensílios de cozinha: Pegue meio limão e esfregue em pratos, copos, tábuas e talheres. Isso ajuda a eliminar odores residuais de alimentos.
  6. Vidros, janelas e chuveiro: Prepare uma solução com o suco de meio limão e meio litro de água. Pulverize os vidros com esta solução, deixe agir por alguns minutos, depois limpe com um pano limpo e úmido e, por último, com um pano limpo e seco. Diga adeus aos halos.

Onde não usar limão?

Bem, em superfícies de mármore, por exemplo. O mármore fica manchado e estragado se entrar em contato com pH ácido (portanto, tome cuidado com limão, vinagre, tomate…).