Dentro da ampla gama de infusões que complementam o mundo das bebidas, algumas se destacam pelas extensas propriedades e benefícios ao corpo. Uma dessas bebidas milenares que ocupam um lugar de destaque na cultura japonesa é o chá verde, elogiado pelo seu impacto positivo na saúde e longevidade da população.
A fama do chá verde se deve principalmente ao seu poder anti-inflamatório e antioxidante. Essas características são fundamentais para revelar o segredo da longevidade, conforme destaca uma reportagem publicada na revista Harvard Health Publishing, da Universidade de Harvard. O estudo afirma que a infusão de chá verde ajuda a reduzir os riscos de desenvolvimento de patologias cardíacas, câncer e diabetes.
Chá que ajuda a melhorar o seu metabolismo e te fazer VIVER MAIS!
O chá verde possui um amplo leque de propriedades vantajosas que permitem ao corpo humano prolongar sua vida. Qi Sun, professor assistente do Departamento de Nutrição da Escola de Saúde Pública de Harvard, sugere incorporá-lo em uma alimentação saudável, acompanhada de frutas, verduras, peixes e grãos.
O chá verde é uma bebida com baixo teor de teína, ao contrário do chá preto, que contém níveis elevados. Rico em vitaminas e minerais, o chá verde impede a oxidação ou inflamação das células do corpo, sendo uma excelente opção para quem deseja reduzir a ingestão de cafeína ou teína e adotar um estilo de vida mais saudável.
A infusão saudável para todos
Originário da planta Camellia sinensis, o chá verde surgiu há aproximadamente 4.500 anos na China e é atualmente a segunda variedade de chá mais consumida no mundo, depois do chá preto. Segundo especialistas, a presença de teína no chá verde combate a fadiga, auxilia a função cognitiva e atua como diurético.
Além disso, desempenha um papel importante na saúde do fígado, estimulando o correto funcionamento do metabolismo e evitando a oxidação dos hepatócitos. Essa ação, aliada a uma alimentação saudável, ajuda a regular o índice de colesterol ruim (LDL).
Polifenóis: Substâncias naturais benéficas
O chá verde contém polifenóis, substâncias naturais presentes nas plantas que possuem efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios, conforme aponta a Universidade de Harvard. Esses compostos melhoram a absorção de ferro e estimulam o sistema imunológico.
O chá verde é também rico em vitaminas do complexo B, que auxiliam na produção de glóbulos vermelhos e enzimas, contribuindo para a manutenção da saúde dos neurônios e dos tecidos cerebrais.