Quantas horas gastamos aplicando esmalte, fazendo manicure, criando aquela francesinha perfeita e, enfim, cuidando das unhas? A resposta, para a maioria de nĂłs, Ă© obviamente âmuitasâ. E quanto gastamos para mantĂȘ-las bonitas? A aparĂȘncia das suas unhas pode revelar atĂ© problemas sĂ©rios de saĂșde. Vamos aprender a observĂĄ-las com atenção!
O que suas unhas dizem sobre vocĂȘ?
Brancas
Se suas unhas estĂŁo constantemente esbranquiçadas, vocĂȘ pode estar sofrendo de anemia, um problema de deficiĂȘncia de ferro. NĂŁo Ă© um distĂșrbio grave: para compensar, Ă© preciso consumir muitos vegetais de folhas verdes, legumes e carne vermelha.
PorĂ©m, tenha cuidado: unhas âclarasâ tambĂ©m podem ser um sintoma de doenças mais graves, como diabetes ou doença hepĂĄtica.
Unhas Amareladas e Inchadas
AlĂ©m de nĂŁo serem esteticamente agradĂĄveis, esse tipo de unha Ă© sintoma de uma infecção fĂșngica em curso. Procure imediatamente um mĂ©dico para que seja prescrito um medicamento adequado para combater o fungo!
Unhas FrĂĄgeis
Finas, fracas, lascadas e até mesmo soltando? Talvez suas unhas estejam tentando lhe dizer algo: sua tireoide não estå funcionando como deveria. O hipotireoidismo pode levar ao crescimento mais lento das unhas e dos cabelos, além do aumento da fragilidade.
 Perfuradas
Pequenos buracos na superfĂcie das unhas podem indicar que vocĂȘ tem psorĂase. Consulte um mĂ©dico imediatamente para ser examinado!
 Pretas
Aqui também, uma visita ao médico é obrigatória: manchas pretas nas unhas nunca são um bom sinal e podem até indicar melanoma.
Unhas com Estrias Brancas
Se nĂŁo forem aquelas feitas em uma francesinha, as linhas brancas podem ser sinal de vĂĄrios problemas: problemas no fĂgado ou falta de proteĂnas, por exemplo.
 Azuladas
Alerta azul, vermelho: isso pode ser um sinal de que sua circulação nĂŁo estĂĄ funcionando corretamente e que suas extremidades nĂŁo estĂŁo recebendo oxigĂȘnio suficiente. Muitas pessoas tĂȘm uma circulação mais lenta do que outras, especialmente em climas frios, mas unhas azuladas podem indicar que vocĂȘ tem a sĂndrome de Raynaud, um distĂșrbio da circulação sanguĂneo.
Atenção! Esta informação é publicada para fins informativos e de forma alguma substitui a opinião de um profissional. Dessa forma, antes de aplicar este ou qualquer produto nas unhas consulte seu pedólogo e seu dermatologista de confiança.