O celular pode ser usado enquanto está carregando?

Muitos tendem a usar o celular para verificar as redes sociais, mesmo quando o dispositivo está carregando. Porém, há dúvidas sobre esse hábito.

Muitas vezes queremos usar nosso celular para verificar nossos e-mails ou redes sociais e às vezes podemos fazer isso mesmo quando ele está carregando. Descubra se esse gesto compromete o desempenho do telefone ou não.

celular usado enquanto carrega
O celular pode ser usado enquanto está carregando? – Foto: Freepik

O celular pode ser usado enquanto está carregando?

Embora alguns usem o telefone à noite, muitos adquirem o hábito de usá-lo enquanto ele está conectado à rede elétrica. Porém, esta ação não é trivial e pode trazer impactos neste dispositivo.

Este é um erro que todo mundo comete. Embora possa parecer conveniente usar o telefone enquanto ele está carregando, não é isento de riscos.

E por um bom motivo, esse hábito prejudicial pode causar superaquecimento, o que pode danificar permanentemente a bateria. Também é recomendável desconectá-lo da tomada, caso queira fazer uma ligação urgente ou caso receba uma, por exemplo.

Outros hábitos que deve evitar para conservar seu celular

Para manter o bom funcionamento do seu aparelho, existem outras ações que não devem mais ser repetidas.

  1. Você não deve carregar a noite toda

Deixar o telefone conectado a noite toda corre o risco de danificar significativamente a bateria e comprometer o carregamento rápido. É por isso que é recomendável carregar o dispositivo por algumas horas e desconectá-lo antes de dormir.

  1. Usar carregador falsificado danifica a bateria

Muitas vezes pensamos que estamos economizando dinheiro carregando o telefone com equipamentos baratos. No entanto, você deve garantir que o carregador seja original e vendido por um revendedor autorizado. E por um bom motivo, um carregador falsificado pode causar o risco de sobrecarga e danificar permanentemente a bateria.

  1. Não é recomendado deixar o celular desligado

Esse hábito também prejudica a bateria dos smartphones que dependem de baterias de íon-lítio. Isto requer um modo de fornecimento de energia diferente daquele das baterias de níquel.

Por esse motivo, recomenda-se carregar o telefone em meios ciclos, evitando deixar o percentual da bateria cair abaixo de 20% ou subir acima de 80%. É um hábito sábio que ajuda a manter o telefone funcionando perfeitamente pelo maior tempo possível.

  1. Não é recomendado guardar a capinha protetora

Muitas vezes pensamos que a capa é um elemento de proteção do telefone que deve estar sempre instalado. No entanto, durante o carregamento, este equipamento pode causar o aquecimento do dispositivo. Removê-lo permitirá que seu dispositivo carregue corretamente e, assim, evitará o risco de superaquecimento