Como remover o mofo ao redor das janelas? Remédios simples e fácil

O flagelo da umidade aparece frequentemente em nossas casas, aninhando-se sorrateiramente em torno de janelas e janelas salientes, especialmente durante os meses frios de inverno. Essa intrusão indesejada nada mais é do que mofo, um hóspede indesejável que se convida apesar de nós.

Mas o que pode ser feito para bloquear o caminho destes esporos nocivos? Neste artigo levantamos o véu sobre as origens deste fenômeno e compartilhamos dicas para superá-lo durante o inverno!

mofo nas janelas
Como remover o mofo ao redor das janelas? Remédios simples e fácil – Foto: Freepik

Como remover o mofo ao redor das janelas? Remédios simples e fácil

Encontrar mofo em sua casa está longe de ser incomum, especialmente em ambientes úmidos como banheiros, quando a temperatura cai.

De fato, se a presença de bolores não for sistematicamente alarmante, pode, no entanto, tornar-se um perigo para a saúde, especialmente para pessoas que sofrem de asma, eczema ou problemas respiratórios.

Estratégias de prevenção de mofo

  • Usando saídas de ar: Abrir bem as janelas em tempo frio dificilmente é uma opção, mesmo que promova a ventilação. Felizmente, as aberturas de ventilação das janelas modernas fornecem fluxo de ar suficiente para limitar o crescimento de mofo. Portanto, é aconselhável mantê-los abertos para garantir uma ventilação ideal.
  • Movendo plantas de casa: Se as plantas de interior embelezam o nosso espaço e purificam o ar, a sua proximidade às janelas pode piorar a umidade ambiente. Recomenda-se então mantê-las longe das janelas durante o inverno.
  • Usando um desumidificador: Para combater a umidade, principalmente em cozinhas e banheiros, usar um desumidificador é uma solução eficaz. É uma boa ideia combiná-lo com exaustores para minimizar a umidade.
  • Erradicação do mofo existente: Para eliminar o mofo já presente nas janelas, uma simples solução de vinagre branco faz maravilhas!

Como fazer?

Antes de começar, proteja-se com luvas para evitar irritações na pele. Borrife vinagre generosamente nas manchas. Deixe agir por uma hora. Em seguida, limpe com uma escova e água morna. Basta limpar e secar com um pano limpo e seco.

Atenção especial às molduras de madeira

Ao contrário das molduras UPVC, as molduras de madeira, devido à sua porosidade, são mais suscetíveis ao mofo. A madeira retém a umidade e promove o crescimento de mofo. Uma solução preventiva seria pintar ou manchar estas molduras de madeira e garantir que as suas juntas estejam limpas e secas.

Ao aplicar estas dicas, a ameaça do bolor negro à volta das janelas pode ser eficazmente repelida, preservando assim a saúde e a estética dos nossos interiores.