Você usa o micro-ondas? Excelente! Na verdade, é um eletrodoméstico não essencial, mas acaba sendo muito útil, principalmente se você não gosta muito de cozinhar ou tem pouco tempo para ficar no fogão.
No entanto, é preciso saber usá-lo corretamente. Por isso, lembre-se de que existem pelo menos 9 coisas que nunca devem ser colocadas no micro-ondas.
9 coisas que você absolutamente NÃO deve colocar no micro-ondas!
Aqui estão algumas das principais coisas que não devem ser colocadas no micro-ondas:
- Celulares, aparelhos tecnológicos e carregadores: Ok, não ria, tem quem realmente fez isso, com o resultado óbvio de ver seu iPhone ou carregador de última geração frito. Então, por que eles fizeram isso? Bem, em alguns casos, foi por desafios malucos e, em outros, devido a notícias falsas e desinformação.
- Talheres e recipientes de metal: Qualquer utensílio de cozinha de metal, mesmo um pires ou uma colher de chá, nunca deve ser colocado no forno. Mas, isso ocorre porque são criadas faíscas elétricas que podem causar incêndios devido ao fato do metal ser capaz de refletir ondas eletromagnéticas.
- Folha de estanho ou alumínio: Como mencionado acima, refletem ondas eletromagnéticas, causando faíscas, descargas elétricas e incêndios.
- Recipientes de poliestireno: O calor do forno derrete o poliestireno, e esse material liquefeito inflama rapidamente, causando incêndios.
- Recipientes ou utensílios de madeira, vime e bambu: Obviamente, não podem ser utilizados porque podem pegar fogo e também liberar substâncias nocivas nos alimentos.
- Utensílios de papel, recipientes ou sacos: Como mencionado acima, pegam fogo rapidamente.
- Ovos inteiros: Todo mundo sabe que você nunca coloca ovos inteiros no micro-ondas. Eles acabam explodindo e danificando o aparelho. Assim, a razão é que a umidade contida no ovo atinge imediatamente 100°C, e o consequente aumento de volume faz com que o ovo exploda.
- Qualquer tipo de fruta ou vegetal com casca: Neste caso, o problema é que a casca tende a concentrar as ondas eletromagnéticas, superaquecendo os alimentos e estragando-os. Além disso, podem ocorrer faíscas e descargas elétricas que causam incêndios.
-
Quaisquer vegetais de folhas verdes: Tendem a secar muito rapidamente, correndo o risco de queimar imediatamente ou perder sabor e consistência.