SUAS abre 9.000 vagas em cursos gratuitos de qualificação profissional

curso
Cada curso será dividido em seis módulos, com carga horária de 100 horas

SUAS abre 9.000 vagas em cursos gratuitos de qualificação profissional.

Secretaria Nacional de Assistência Social do Ministério da Cidadania lançou o Saberes SUAS, nesta terça-feira (25/01). Trata-se de uma nova ação estratégica, com base em experiências desenvolvidas a partir da Política Nacional de Educação Permanente do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

>>INSS abre inscrições em cursos gratuitos sobre aposentadorias, benefícios e mais

A iniciativa, em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), foi pensada para complementar a formação de gestores, conselheiros e trabalhadores do Sistema, que já contam com o Capacita SUAS.

A grande inovação do Saberes SUAS é disponibilizar capacitação para profissionais de nível médio, como destacou a secretária Nacional de Assistência Social da Secretaria Especial de Desenvolvimento Social do Ministério da Cidadania, Maria Yvelônia.

>>Secretaria realiza sorteio para mais de 12 mil vagas de cursos técnicos na BA

Curso online gratuito

Serão lançados dois cursos, um para profissionais com ensino médio e outro para aqueles com nível superior. Os dois serão realizados à distância (modalidade EaD), cada um com a oferta de 4,5 mil vagas, totalizando nove mil.

Cada curso será dividido em seis módulos, com carga horária de 100 horas e duração aproximada de cinco meses. Durante as aulas, uma tutoria online ficará disponível aos alunos. Todos os participantes receberão certificação ao final.

>>Auxílio Brasil é complementado por diversos benefícios financeiros; conheça

A educação permanente do SUAS está presente nos principais itens normativos da Política Pública de Assistência Social, desde a Lei Orgânica até a Política de Educação Permanente, sobre a qual a criação do Saberes SUAS está fundamentada.

Sobre os cursos do Saberes SUAS 

Os cursos do Saberes SUAS são uma nova forma de pensar na educação permanente como um meio de transformação social. Eles visam a construção de conteúdos e saberes de modo a qualificar as ofertas dos serviços socioassistenciais no Brasil.