Nunca haverá remédios naturais suficientes para eliminar ervas daninhas sem o uso de um herbicida químico. Por mais bonito e bucólico que seja um jardim um pouco coberto de vegetação, isso não significa ter ervas daninhas tão altas que você precise de um facão para passar pelo jardim.
Além disso, quanto mais ervas daninhas houver, mais insetos e parasitas podem se esconder ali. Sem mencionar roedores e cobras. No entanto, existe um velho truque das nossas avós para criar uma mistura que promete erradicar rapidamente as ervas daninhas sem poluir o meio ambiente:
Adeus ervas daninhas: Receita da vovó para um herbicida natural!
Na verdade, existem diversas variações para experimentar. A primeira que sugerimos que você experimente é aquela que usa sal e vinagre de vinho branco, ingredientes que você certamente já tem em casa.
Pegue uma garrafa de plástico, coloque meio litro de água nela e adicione um pouco de sal, vinagre e uma colher de chá de detergente ecológico. Feche bem o frasco e agite para misturar a solução.
Agora pegue esta solução e despeje sobre o mato, obviamente poupando as plantas da horta e do jardim. Em teoria, em 24 horas as ervas daninhas murcharão, facilitando sua eliminação.
Se quiser ir ainda mais rápido, basta dissolver um pouco de bicarbonato de sódio em água quente e despejar sobre as ervas daninhas.
Ou coloque bicarbonato de sódio diretamente nas ervas daninhas. É um método prático, rápido e econômico. No entanto, tome cuidado, pois o bicarbonato aumenta a salinidade do solo e pode danificar as plantas vizinhas.
Se você não tiver bicarbonato de sódio, use apenas sal de cozinha. Também neste caso, terá que diluir 200 mg de sal em meio litro de água, fervendo tudo e depois despejando nas plantas. Assim, você terá resolvido o problema das ervas daninhas.
E mesmo que não tenha sal, você também pode usar açúcar. Também neste caso, basta espalhar sobre o mato formando uma camada de 2-3 cm. Aos poucos, as ervas daninhas morrerão.