O tomate é uma fruta muito versátil que permite adicionar muito sabor a uma receita. Em bebidas ou molhos, tem algo para deliciar todas as papilas gustativas. Agradecemos pela sua frescura, pela sua textura e pela riqueza dos seus nutrientes.
É possível manter por um tempo todos os sabores, vitaminas e tudo o que amamos no tomate. Para fazer isso, primeiro você deve evitar colocar esta fruta fresca em condições inadequadas.
Um novo estudo realizado por pesquisadores americanos e recentemente publicado cientificamente explica por que não se deve colocar os tomates na geladeira.
Por que você não deve colocar os tomates na geladeira?
O sabor do tomate é produzido por uma combinação de açúcares, ácidos e compostos voláteis. Estudos anteriores demonstraram que alguns destes compostos são perdidos quando os tomates são armazenados em baixas temperaturas. Uma equipe de pesquisadores internacionais tentou, portanto, compreender o que acontece a nível molecular.
Ao armazenar tomates a 5°C durante um período de 8 dias, conseguiram descobrir que os genes que controlam a produção de 12 compostos voláteis diferentes estavam degradados.
E isso é irreversível: os tomates armazenados posteriormente à temperatura ambiente não recuperam o sabor inicial. Este resultado pôde ser confirmado por um grupo de 76 testadores.
Uma mudança no DNA devido ao frio
A principal razão pela qual você não deve armazenar tomates na geladeira é porque o frio afeta seus genes. Assim, na verdade, modifica os aspectos destes, o que repercute no sabor do tomate.
Então, esteja ciente de que expor uma fruta a uma temperatura inferior a 20°C impede que os genes que criam o seu aroma funcionem. Assim, o ar frio interromperá o processo de amadurecimento.
No entanto, este estudo ainda traz boas notícias: o tomate só começa a perder o sabor após 3 dias de armazenamento na geladeira, e os produtos doces à base de tomate, como o ketchup, não parecem sofrer o mesmo efeito!