O jardim é o nosso oásis de paz, rodeado de muito verde, e gostamos de vê-lo sempre cuidado e arrumado. Infelizmente, a natureza é travessa e todos os anos mistura ervas daninhas de todos os tipos com as nossas culturas, às vezes muito difíceis de erradicar.
Claro que poderíamos comprar produtos específicos, mas dessa forma também correríamos o risco de estragar as plantas e flores. Felizmente, existem produtos DIY que podem secar as ervas daninhas sem causar danos.
5 soluções para livrar seu jardim das ervas daninhas de uma vez!
Para criar soluções naturais, misturaremos ingredientes como vinagre de cidra, detergente de louça e sal grosso, que possuem propriedades adequadas para realizar esta tarefa.
-
Vinagre de maçã:
O vinagre de cidra, com sua acidez, é eficaz em danificar as células vegetais, causando desidratação e, consequentemente, a morte de ervas daninhas. O detergente de louça, adicionado a soluções à base de água e outros ingredientes, melhora sua aderência às folhas. O sal grosso absorve a umidade e, quando aplicado nas ervas daninhas, interfere na absorção de água das folhas, desidratando-as.
Para preparar a primeira solução, misture vinagre de cidra, água e sabão neutro, e transfira a mistura para um recipiente com um borrifador e borrife nas ervas daninhas.
-
Sal contra ervas:
O segundo ingrediente que vamos usar é o sal. Despeje 1 colher de sopa em um borrifador, misture com um pouco de água e sabão neutro, e borrife nas ervas daninhas.
-
Bicarbonato e água:
Alternativamente, para erradicar ervas daninhas que cresceram nas rachaduras da parede ou entre os azulejos da calçada, você pode misturar bicarbonato de sódio e água e aplicá-lo diretamente nas áreas afetadas. No entanto, evite usar bicarbonato de sódio entre outras plantas do jardim, pois este produto pode danificá-las.
-
Óleo de Eucalipto:
Se, além de eliminar o mato, você quiser tornar o jardim um local proibido para formigas, pode usar óleo de eucalipto, misturando-o com água e borrifando nas folhas.
-
Água fervente:
Finalmente, você pode usar o mais clássico dos remédios, água fervente. Assim, ferva a água, coloque um pouco de sal grosso e despeje-a sobre o mato.