Por que você deve colocar cravo no shampoo?

Você quer que a aparência do seu cabelo mude completamente? Veja essa dica

Por que você deve colocar cravo no shampoo? |  Todas as linhas de tratamento capilar buscam incluir ingredientes naturais para aprimorar a qualidade do cabelo. Essa demanda levou a indústria de produtos capilares a explorar essa direção, e você pode melhorar seu shampoo convencional adicionando cravo para cuidar dos cabelos.

Mas o que é o cravo? O cravo é uma especiaria aromática usada em pratos de todo o mundo. Seu nome científico é ‘Syzygium Aromatum’, que deriva da palavra grega ‘syzygos’, que significa ‘unido’, e a palavra ‘aromaticum’, originária do latim, que significa ‘aromático’.

O cravo é obtido a partir de um botão seco de uma árvore de folhas perenes, e seu nome comum se deve à sua semelhança com um cravo. Desde a Idade Média, ele tem sido utilizado em remédios caseiros para aliviar problemas de saúde, como gripes, e também como um analgésico natural. De acordo com a revista de Farmacologia, o cravo pode contribuir para o crescimento capilar.

colocar cravo no shampoo
Por que você deve colocar cravo no shampoo? Foto: Pexel

Qual é o benefício do cravo para o cabelo?

De acordo com a revista mencionada, o cravo contém vitamina E, magnésio e cálcio. Todos esses nutrientes auxiliam no fortalecimento dos folículos capilares. Além disso, o cravo deixa o cabelo mais limpo, brilhante e com mais volume devido às suas propriedades antioxidantes. Também pode reduzir a irritação e a coceira no couro cabeludo causadas por fungos, no entanto, é recomendável que você consulte um especialista para tratamento.

Como utilizar o cravo no shampoo?

Para incorporar o cravo nos cuidados com o cabelo, siga atentamente estes passos:

  1. Se o frasco de shampoo estiver cheio, despeje cerca de um quarto dele em outro recipiente que possa manter o produto em boas condições. Você precisará disso quando o shampoo original acabar.
  2. Aqueça um punhado de cravos em água. Se estiverem inteiros, amasse-os levemente para liberar suas propriedades mais facilmente.
  3. Deixe a infusão repousar por 15 a 20 minutos e, em seguida, aguarde até que ela esfrie um pouco após desligar o fogo.
  4. Quando a infusão estiver em temperatura morna, adicione-a ao shampoo e proceda à lavagem como de costume.

Lembre-se de que, para obter os melhores resultados para o seu cabelo, é importante utilizar um shampoo adequado ao seu tipo de cabelo, seja ele liso, ondulado, cacheado ou danificado. Você também pode complementar o tratamento com uma máscara hidratante e cuidar da escovação após o banho. Ao secar o cabelo, seja gentil e dê leves tapinhas com a toalha. Na hora de pentear, comece das pontas em direção à raiz, utilizando movimentos suaves.