O que são plantas tóxicas para gatos? Sabemos que esta é uma das dúvidas mais frequentes na hora de adquirir novas plantas ou adotar um gatinho. Para esclarecer, preparamos uma lista com as 5 variedades de plantas mais tóxicas para crianças e gatinhos.
Se você já possui alguma dessas espécies, recomendamos mantê-la o mais longe possível de crianças e animais de estimação ou, se tiver possibilidade, entregá-la a um familiar ou amigo que possa cuidar dela. Outra opção é usar repelentes naturais para gatos e supervisionar os pequenos, explicando-lhes os riscos de intoxicação pela ingestão de plantas tóxicas.
Evite ter essas plantas em casa porque podem ser tóxicas para crianças e gatos
Quais são as plantas tóxicas para crianças e gatos? De acordo com o Plant Fest, existem 5 plantas que estão no topo da lista de plantas tóxicas para crianças e gatos:
- Monstera minima (Raphidophora): As folhas desta planta são tóxicas, principalmente quando consumidas por animais de estimação ou pessoas.
- Pothos (Epipremnum aureum): Também conhecido como pothos ou pothos, é uma planta que causa irritação e inflamação nos tecidos bucais e no trato gastrointestinal quando mastigada ou ingerida por gatos ou pessoas.
- Croton (Codiaeum variegatum): Esta planta de folhas marcantes apresenta leve grau de toxicidade em todas as suas partes. Se nós ou animais de estimação a ingerirmos, podemos ter problemas gastrointestinais. Além disso, sua seiva branca causará ardência na nossa boca.
- Folha elegante (Xanthosoma robustum): Apesar de ser uma planta fácil de cuidar, é um exemplar altamente tóxico, portanto, devemos mantê-la longe do alcance de crianças e gatinhos o máximo possível. Se consumirmos esta planta, sentiremos intensa irritação, imobilização da língua, boca e garganta, a ponto de nos impedir de falar, conforme explica o meio de comunicação Mega News.
- Dedos-de-senhorita (Dudleya edulis): Esta planta apresenta alto grau de toxicidade, portanto, é uma grande ameaça para crianças e animais de estimação. Você deve ter um cuidado especial com a sálvia e procurar um médico em caso de envenenamento.
O que fazer para evitar que o gato se aproxime das plantas?
A agência de notícias Imagen Radio sugere o uso de pimenta no substrato de nossos vasos. No entanto, este método pode ser um pouco agressivo para o nariz sensível dos gatinhos. Outras opções mais sutis incluem colocar cercas no jardim, lavar o local onde os gatos urinaram ou espalhar café nos vasos. Você também pode adquirir outras plantas que funcionem como repelentes para gatos, como eucalipto, limão, lavanda, tomilho ou qualquer outra planta aromática ou cítrica.
Que plantas posso ter se tiver gatos?
Sabemos que os gatos são curiosos por natureza e não podemos impedi-los de explorar nosso jardim. Se quiser garantir a segurança dos seus animais de estimação (e também das crianças), você pode adotar as seguintes plantas seguras para gatos: bambu, cacto-zebra, samambaias, calatheas e algumas ervas medicinais como valeriana, hortelã, tomilho ou alecrim. Se você gosta de plantas com flores, pode cultivar rosas, orquídeas ou violetas africanas. Também recomendamos oferecer erva-dos-gatos para ajudar na digestão e para que o seu gatinho possa expelir facilmente as bolas de pelo. Veja mais dicas!