O esmalte é uma paixão compartilhada por meninas e mulheres adultas. De qualquer cor, desde os fluorescentes até os clássicos intemporais, como o vermelho ou o rosa, ou mesmo os vernizes com efeito gel, duram em média cerca de 36 meses. Após esse período, perdem suas características peculiares e podem não assentar perfeitamente na unha. O esmalte velho não deve, de forma alguma, ser descartado, exceto em casos extremos (se notarmos um mau cheiro, por exemplo). Na verdade, podemos facilmente encontrar uma maneira de recuperar e reaproveitar o esmalte.
Veja dicas eficazes pra reutilizar esmaltes velhos
Diluir o esmalte
Se quiser reaproveitar esmalte velho, é preciso comprar um diluente especial em uma perfumaria. Não se deve absolutamente usar acetona ou qualquer outro solvente que já tenhamos em casa, pois isso apenas acelera a sua deterioração e também embota irreparavelmente a cor. Alternativamente, você pode usar álcool desnaturado; basta colocar algumas gotas no frasco para obter resultados extraordinários e imediatos.
Você também pode contar com o método de outra avó: abra a água quente até ferver, encha a pia e mergulhe o frasco bem fechado por apenas alguns minutos. Após esse tempo, agite bem o esmalte para melhorar a mistura. Depois, é só aplicar nas unhas.
2- Reciclar esmalte transparente
Você também pode reaproveitar seu esmalte antigo no dia a dia. Seus diversos usos, mesmo os inusitados, irão surpreendê-lo. Esmalte transparente, que costuma ser utilizado como base protetora ou como acabamento, uma vez vencido, por exemplo, pode ser utilizado como verniz protetor perfeito. Pode usá-lo para selar envelopes ou, em alternativa, para proteger os rótulos de frascos de conservas, compotas ou ervas aromáticas. Também é um ótimo substituto para a cola; na verdade, algumas gotas serão suficientes para colar um parafuso de óculos solto. Ou aplicá-lo em meias puxadas evitará que continuem a estragar. O esmalte transparente também é útil como protetor de bijuterias, basta espalhar uma camada generosa na superfície de anéis, pulseiras, colares e brincos, para evitar a oxidação e o escurecimento de suas joias favoritas.
3- Pintura para reutilizar esmaltes velhos
Você também pode reutilizar seus esmaltes antigos coloridos, não expirados há muito tempo, para criar novas nail arts ou para obter tonalidades de cores inovadoras. Misture vários tipos de vernizes em um único frasco e obterá novas cores originais e modernas. Além disso, os esmaltes coloridos são muito úteis para personalizar a penca de chaves, tingindo cada um com uma cor diferente, e assim você não passará noites inteiras procurando o certo. Tenha muito cuidado para não colorir a parte que cabe no buraco da fechadura, ou você tornará a chave literalmente inutilizável. Deixe secar bem e dê asas à imaginação. Lembre-se de que esmalte novo ou velho ainda é uma forma particular de tinta. Assim, você poderá se dedicar à pintura e criar novos pequenos acessórios de decoração, decorando seus porta-retratos, potes e porta-joias.