Depilação no Verão: 5 coisas que você nunca deve fazer | A depilação é um dos temas de beleza mais populares, especialmente durante o verão. Existem pessoas que não se preocupam com isso e permitem que os pelos cresçam livremente, enquanto outras preferem ter a pele bem lisinha e se sentirem mais confortáveis assim.
Se você faz parte do segundo grupo, existem muitas maneiras de fazer a depilação e se livrar dos pelos, mas especialmente quando a temperatura sobe, há alguns perigos a considerar.
Vermelhidão, pelos encravados e outras reações cutâneas desagradáveis são recorrentes se as medidas corretas não forem tomadas. Portanto, é necessário estar atento e evitar certas ações.
Depilação no Verão: 5 coisas que você nunca deve fazer
Esquecer de preparar a pele para a depilação
Mesmo que alguns métodos sejam mais delicados do que outros, a depilação quase sempre representa um estresse para a pele, por isso, ela deve estar adequadamente preparada para o tratamento.
Nos dias anteriores à depilação, é fundamental realizar uma esfoliação delicada, mas eficaz, para remover a sujeira e as células mortas que podem dificultar a depilação. Isso é especialmente importante se você estiver usando lâmina de barbear, mas também se estiver fazendo a depilação com cera.
No entanto, evite fazer a esfoliação imediatamente antes da depilação, pois isso pode irritar a pele e não dar tempo para que ela se recupere antes do possível segundo estresse causado pela depilação.
É aconselhável aplicar um creme hidratante na área imediatamente antes da depilação para amaciar a pele e tornar a operação mais delicada. Após a depilação, lembre-se de refrescar e acalmar a área tratada aplicando um creme emoliente e calmante, preferencialmente com ingredientes como vitamina E, aloe vera, óxido de zinco e camomila.
Não se exponha ao sol imediatamente após a depilação
É melhor evitar a exposição ao sol imediatamente após a depilação, pois isso pode causar irritações na pele ou manchas. Se possível, não faça a depilação algumas horas antes de se expor ao sol.
Isso ocorre porque a exposição solar após a depilação pode causar irritações ou manchas na pele. Nos dias seguintes à exposição ao sol, é importante aplicar um creme protetor com alta proteção, não apenas para evitar danos causados pelos raios UV, mas também para evitar efeitos desagradáveis pós-depilação.
Preste atenção especial ao bigode, pois é uma área que, se exposta incorretamente, principalmente após a depilação, pode levar ao aparecimento de manchas.
Não use perfumes ou loções que contenham álcool
A depilação muitas vezes causa micro lesões na pele, que podem arder ao entrar em contato com produtos à base de álcool. Portanto, evite aplicar produtos à base de álcool na área tratada imediatamente após a depilação. Áreas sensíveis como as axilas são particularmente propensas a irritações, por isso, escolha desodorantes sem álcool.
Tenha cuidado com os cremes e óleos que você decide aplicar, principalmente na área da virilha, onde a pele é mais fina e frágil.
Não faça exercícios intensos ou entre em saunas depois da depilação
O suor pode causar irritações na pele após a depilação, portanto, é melhor evitar exercícios intensos, como cardio, logo após a depilação, com exceção da natação, que não apresenta perigos, especialmente quando feita na água.
Além disso, é aconselhável esperar alguns dias após a depilação antes de relaxar em saunas, banhos turcos ou hammams.
Jamais use lâminas de barbear velhas na depilação
No verão, a lâmina de barbear é uma das ferramentas de depilação mais populares, mas é importante verificar o estado das lâminas. Se elas não estiverem afiadas o suficiente, há o risco de pressionar excessivamente a pele, o que pode causar cortes dolorosos e infecções. O mesmo pode acontecer se você usar lâminas de barbear velhas, onde micróbios e bactérias podem se acumular entre uma depilação e outra. Portanto, certifique-se de usar lâminas afiadas e limpas para evitar problemas.