Programa de Bolsa Permanência (PBP) abre novas inscrições em 2022.
O Ministério da Educação publicou, nesta sexta-feira (21/01/2022), a Portaria nº 42, de 20 de janeiro de 2022, que dispõe sobre a abertura, em 2022, de novas inscrições no Programa de Bolsa Permanência (PBP) para estudantes indígenas e quilombolas, matriculados em cursos de graduação presencial ofertados por intuições federais de ensino superior.
>>Matrícula da rede estadual pode ser realizada de forma on-line na BA
As inscrições deverão ser realizadas por meio do Sistema de Gestão da Bolsa Permanência (SISBP), disponível em http://sisbp.mec.gov.br, no período de 24 de janeiro a 28 de fevereiro, atentando para as regras constantes da Portaria nº 389, de 2013.
A análise da documentação comprobatória de elegibilidade do estudante e a aprovação do cadastro no SISBP deverão ser realizadas pelas instituições federais de ensino superior, no período de 24 de janeiro a 31 de março.
>>Programa de redução do consumo de energia gera bilhões de bônus aos consumidores
A distribuição de vagas disponíveis considerará o quantitativo de alunos matriculados e de alunos cadastrados no programa, por instituição, no término do exercício anterior.
Programa de Bolsa Permanência
O Programa de Bolsa Permanência (PBP) é destinado à concessão de bolsas para estadia de estudantes de graduação em instituições federais de ensino superior, que têm por finalidade minimizar as desigualdades sociais, étnico-raciais e contribuir para permanência e diplomação dos estudantes de graduação em situação de vulnerabilidade socioeconômica, em especial, os indígenas e quilombolas.