7 regras para sua geladeira consumir menos energia e ECONOMIZAR DINHEIRO

Ao seguir essas dicas, você pode reduzir o consumo de energia de sua geladeira em até 30%

A geladeira é um dos eletrodomésticos mais importantes da casa, responsável por manter os alimentos frescos e conservados por mais tempo. No entanto, ela também é um dos eletrodomésticos que mais consome energia, podendo representar até 30% da conta de luz de uma residência.

Por isso, é importante adotar algumas medidas simples para economizar energia com a geladeira. Confira a seguir 7 regras que você pode seguir para reduzir o consumo de sua geladeira e economizar dinheiro.

7 regras para sua geladeira consumir menos energia e economizar dinheiro
7 regras para sua geladeira consumir menos energia e economizar dinheiro

7 regras para sua geladeira consumir menos energia e economizar dinheiro

1. Escolha um modelo com baixo consumo de energia

O primeiro passo para economizar energia com a geladeira é escolher um modelo com baixo consumo. Os modelos mais modernos, com classificação A+++, são até 50% mais eficientes do que os modelos mais antigos.

2. Posicione a geladeira corretamente

A geladeira deve ser posicionada em local ventilado e longe de fontes de calor, como fogão, forno ou aquecedor. Isso ajudará a reduzir o consumo de energia, pois a geladeira não precisará trabalhar tanto para manter a temperatura interna.

3. Mantenha a geladeira limpa

A sujeira e o pó na geladeira podem atrapalhar a circulação do ar e aumentar o consumo de energia. Por isso, limpe a geladeira regularmente, especialmente as borrachas de vedação.

4. Manutenção da borracha

Verifique se a borracha da porta está em bom estado. Se estiver danificada, ela não vedará a geladeira adequadamente, o que permitirá que o ar quente entre.

5. A distancia da parede

Posicione a geladeira a pelo menos 10 cm da parede para permitir que o ar quente que é gerado pelo condensador se dissipe adequadamente.

6. Use a geladeira da forma certa

Não é preciso deixar a geladeira muito fria. A temperatura ideal para a geladeira é de 5°C e para o freezer é de -18°C. Além disso, evite abrir a geladeira com frequência e deixe os alimentos esfriarem antes de colocá-los na geladeira.

7. Descongele o freezer regularmente

A formação de gelo no freezer aumenta o consumo de energia. Por isso, descongele o freezer regularmente, de preferência a cada 6 meses.

8. Desligue a geladeira quando for viajar

Se você for viajar por mais de 3 dias, desligue a geladeira. Isso ajudará a economizar energia e evitar o desperdício de alimentos.

Ao seguir essas dicas, você pode reduzir o consumo de energia de sua geladeira em até 30%, o que pode representar uma economia significativa na conta de luz.