Recentemente, tem-se falado muito sobre um remédio caseiro à base de alho e leite, sugerido como uma bebida antes de dormir. Mas você sabe os benefícios por trás disso?
Esse remédio é simples e econômico, composto por dois ingredientes comuns em muitas cozinhas. Ambos, por si só, são repletos de nutrientes que beneficiam nossa saúde em diversos aspectos.
Leite com alho: O que acontece se eu tomar à noite e como posso preparar este remédio?
Em particular, o alho, conforme informado pelo portal MEDAC, possui propriedades:
- Antissépticas, combatendo vírus.
- Fungicidas, prevenindo o crescimento de fungos.
- Bactericidas, ajudando a eliminar bactérias do corpo.
- Depurativas, removendo toxinas indesejadas.
Além disso, o alho é rico em:
- Vitamina C
- Vitamina B6
- Iodo
- Fósforo
- Potássio
A Fundação Espanhola de Nutrição sugere o consumo de alho cru para preservar seus nutrientes. Já o leite, conforme dados da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura, é uma rica fonte de:
- Ácido pantotênico
- Cálcio
- Magnésio
- Riboflavina
- Selênio
- Vitamina B12
Assim, individualmente, esses ingredientes fornecem uma variedade de nutrientes benéficos. Juntos, como uma bebida, podem oferecer ainda mais vantagens, especialmente se consumidos antes de dormir.
Como fazer essa mistura?
Esse remédio caseiro é sugerido para aliviar a insônia, combater parasitas intestinais e amenizar problemas estomacais. Para prepará-lo, você precisará de:
- Um dente de alho
- Uma xícara de leite
- Açúcar (opcional e a gosto)
Comece aquecendo o leite em fogo baixo. Enquanto isso, amasse o dente de alho, utilizando um triturador ou, na falta dele, uma colher. Assim que o leite estiver morno, retire do fogo, coloque em uma xícara e adicione o alho amassado. O açúcar é opcional e pode ser adicionado a gosto. Deixe a mistura descansar por cerca de 10 minutos antes de beber.
É importante ressaltar: embora muitos atestem os benefícios deste remédio caseiro, se você possui alguma condição de saúde específica ou intolerância à lactose, consulte seu médico antes de incluí-lo em sua rotina.