Muitas vezes, a limpeza da máquina de lavar é considerada desnecessária devido à sua função de limpar roupas, mas é importante ter cuidado com os cuidados com o eletrodoméstico, caso contrário, ele não conseguirá cumprir sua função corretamente. Portanto, aqui mostraremos a melhor mistura caseira para limpar a máquina de lavar e remover o mau cheiro. Confira e deixe sua máquina limpinha com ingredientes baratos.
É importante lembrar que para lavar as roupas do dia a dia, existem duas opções: fazer à mão ou comprar uma máquina de lavar. Devido ao esforço envolvido na lavagem à mão, muitas pessoas optam por comprar uma dessas máquinas, que, assim como outros aparelhos, requerem manutenção e precauções, principalmente ao evitar introduzir objetos impróprios no seu interior.
No entanto, dois dos problemas mais comuns na máquina de lavar são o aparecimento de resíduos de calcário e mofo no aparelho, que podem danificar tanto a máquina de lavar como as roupas. No caso do calcário, ele aparece pela rigidez e pelo sedimento que a água traz consigo, e apesar de ser filtrado pela máquina de lavar, é quase impossível evitá-lo completamente.
Quanto ao mofo, geralmente se forma dentro da máquina de lavar devido à falta de ventilação. Esse tipo de fungo costuma se formar na porta, principalmente na borracha, e pode causar um odor desagradável que impregna nas roupas. Por isso, é importante aprender a limpar a máquina de lavar corretamente.
A melhor mistura caseira para limpar a máquina de lavar e remover o mau cheiro
Para remover tanto o calcário quanto o mofo, você pode limpar a máquina de lavar por dentro usando um remédio caseiro com vinagre branco, bicarbonato de sódio, limão e pasta de dente.
Para colocar em prática, misture o vinagre com o bicarbonato em um recipiente e quando começar a espumar, despeje no espaço onde coloca o sabonete. Em seguida, divida o limão em duas partes e coloque pasta de dente em cada uma delas, posicionando-as na máquina de lavar.
Ligue a máquina de lavar e selecione a função de lavagem curta. Terminada a lavagem, remova com uma esponja qualquer resíduo da borracha da porta, principalmente para desinfetar e evitar a formação de mofo. Recomendamos deixar a porta aberta sempre que terminar de lavar, para que o mofo não se desenvolva.