Shampoo vencido: quanto tempo realmente duram, conselhos de um quĂ­mico para evitar os riscos

Shampoo vencido: quanto tempo realmente duram, conselhos de um quĂ­mico para evitar os riscos

Como reconhecer um shampoo cujo prazo de validade já passou?

Os produtos de beleza, assim como os alimentos que consumimos, tĂŞm um prazo de validade.

Embora nem sempre sejam acompanhados por uma data especĂ­fica, como nas embalagens dos alimentos, muitas vezes sĂŁo marcados com um sĂ­mbolo que representa um frasco aberto, seguido de uma indicação como “6M” ou “12M”. Essas informações fornecem detalhes sobre a vida Ăştil do produto apĂłs a abertura. Ah, vocĂŞ nĂŁo sabia disso? Saiba que vocĂŞ nĂŁo está sozinho!

Assim como muitas pessoas, você provavelmente não tem a mesma facilidade para verificar essas informações como faria com a comida. Você pode até já ter usado um shampoo vencido. Quais são os riscos nesse caso?

Shampoo vencido: quanto tempo realmente duram, conselhos de um quĂ­mico para evitar os riscos

De acordo com o químico cosmético americano David Petrillo, que foi entrevistado pela Byrdie, sempre verifique o pequeno logotipo de validade na embalagem do shampoo.

Para evitar confusão, pergunte ao fabricante. Caso contrário, algumas pistas podem ajudá-lo a determinar se seu shampoo já precisa ser trocado ou não.

A separação dos ingredientes já deve ser um sinal de alerta. “Quando isso acontece, normalmente vocĂŞ verá produtos quĂ­micos separados em camadas, como componentes de Ăłleo no topo e componentes de água em uma camada separada”, diz o especialista.

A mudança de cor ou consistência também deve alertá-lo. Se os conservantes não são mais eficazes e o produto não é mais estável, você pode observar a descoloração do produto. Em alguns casos, sua textura pode se tornar levemente irregular.

O shampoo também pode alterar seu cheiro. Segundo o químico, é melhor não usar um shampoo vencido.

Muitas vezes, ele perde sua eficácia, sem mencionar o risco de proliferação de bactérias. Você pode acabar com coceira, ressecamento, irritação ou até mesmo queda de cabelo nos casos mais extremos.