É comum todos nós usarmos o cloro como o produto-chave para limpar e desinfetar o lar, principalmente em meio a uma pandemia que virou o mundo de cabeça para baixo. No entanto, o alvejante pode causar sérios danos aos pulmões, por isso muitas pessoas optaram por buscar alternativas naturais que possam substituir efetivamente esse produto químico.
Quais são os riscos do uso do cloro?
O cloro é uma solução de hipoclorito de sódio diluído em água em porcentagens variáveis (1,5% a 25%), muito corrosivo e pode causar dermatite ou irritação quando entra em contato direto com a pele. Além disso, é muito tóxico para nossos animais de estimação.
De acordo com um estudo publicado na Occupational & Environmental Medicine, a exposição passiva ao cloro em casa está associada a taxas mais altas de doenças respiratórias em crianças. Além disso, quando o cloro é misturado com água, produz ácidos que danificam o corpo e libera gases que, quando inalados por um longo período, podem causar problemas respiratórios, chiado no peito e irritação no sistema respiratório.
“As propriedades irritantes dos compostos voláteis de cloro danificam o revestimento das células pulmonares, levando à inflamação e enfraquecendo o sistema imunológico.”
1- Percarbonato de sódio para desinfetar
O percarbonato de sódio NÃO é o mesmo que bicarbonato de sódio, mas é uma excelente alternativa para remover manchas e desinfetar.
Trata-se de um pó 100% biodegradável capaz de descolorir roupas amareladas, remover manchas de roupas brancas e dar brilho a roupas brancas, entre outros benefícios.
Para usá-lo, adicione 2 colheres de sopa de percarbonato de sódio, juntamente com o detergente habitual, à máquina de lavar ou dilua em água com sabão para limpar e desinfetar sua casa.
2- Peróxido de hidrogênio para desinfetar
Cuidado, não estou me referindo ao peróxido de hidrogênio comum das farmácias, mas sim ao peróxido de hidrogênio 35%, que é bem mais concentrado. Você pode encontrá-lo na internet ou em algumas lojas especializadas.
Este produto é uma excelente alternativa ao cloro devido ao seu poder de branqueamento e desinfetante natural.
3- Vinagre é um excelente desinfetante
Este é o remédio usual e provavelmente o favorito de nossas avós. No entanto, acredite ou não, é altamente eficaz.
Apesar do cheiro um pouco forte, o vinagre é um desinfetante muito bom, então você pode usá-lo para substituir o alvejante e, assim, evitar danos maiores aos pulmões.
Você pode usá-lo para limpar a casa ou para a máquina de lavar roupas. Em ambos os casos, você notará resultados incríveis.
4- Bicarbonato de sódio
Após o vinagre, o bicarbonato de sódio é uma das alternativas de alvejante favoritas de todos. Não apenas é um ingrediente fácil de encontrar, mas também possui propriedades alcalinas com alto poder de branqueamento e desengordurante.
Para usá-lo corretamente, você pode adicionar meia xícara de bicarbonato de sódio ao sabão em pó da máquina de lavar. Esse ingrediente natural também é adequado para limpar o forno e desengordurar pratos.
5- Desinfetante natural caseiro
Se você realmente deseja uma alternativa altamente eficaz, mas não tóxica, aqui está uma receita para preparar seu próprio desinfetante natural em casa.
Esse desinfetante natural é biodegradável, excelente para remover manchas difíceis de roupas, desinfetar pisos e louças. Além disso, é muito mais amigável para suas roupas, pele e, claro, seus pulmões.
Para prepará-lo, basta misturar os seguintes ingredientes com uma colher de pau:
- 1 xícara de bicarbonato de sódio
- 10 gotas de óleo essencial de eucalipto
- 1/2 xícara de sabão líquido puro de Marselha
- 1/4 xícara de bórax (você encontra em farmácias ou lojas de ferragens)
- 1/4 xícara de suco de limão
Após misturar bem os ingredientes, seu desinfetante natural está pronto para ser usado em diversas superfícies.
Para outras dicas de limpeza, clique aqui.