Governo oferta 10 mil vagas em concursos públicos e aumenta expectativa de concurseiros | As oportunidades para quem tem se dedicado aos estudos visando ingressar na carreira pública estão em alta neste ano. O governo federal divulgou a abertura de novas vagas em concursos públicos com o objetivo de recompor o quadro de servidores, que sofreu defasagem nos últimos anos.
Situações como a demora na análise de processos no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o aumento dos filas nos serviços de saúde e a redução do quadro da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), afetando o atendimento aos povos indígenas, evidenciam essa carência de pessoal.
Defasagem no setor público federal
De acordo com Sérgio Ronaldo da Silva, secretário-geral da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef), somente no último governo a defasagem no setor público federal é de aproximadamente 131 mil servidores a menos. Ele ressalta a necessidade de uma recomposição emergencial, pois um servidor do Executivo está desempenhando as tarefas de três.
A urgência na realização de concursos é iminente, pois os serviços públicos vivenciam um grande declínio nos últimos anos. Considerando tanto a defasagem do governo Bolsonaro quanto as deficiências do passado, estima-se a necessidade de cerca de 200 mil novos servidores para suprir a demanda do executivo.
Os setores mais críticos nessa situação são o ambiental, agrário, indígena (Funai), INSS, saúde e educação, de acordo com o secretário da Condsef. Embora outros setores também apresentem deficiências, eles não têm a mesma urgência dos mencionados anteriormente, que precisam recompor sua força de trabalho devido a falecimentos durante a pandemia de COVID-19, aposentadorias e afastamentos decorrentes de diversos fatores.
Vagas autorizadas para concursos públicos
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) informou que está analisando as demandas por concursos públicos dos órgãos e entidades da administração pública federal, mas não comenta em análise. Até o momento, o MGI já autorizou a criação de 9.637 vagas para este ano. Os interessados em ingressar no serviço público federal podem começar a se preparar ou intensificar seus estudos.
Somente no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), serão disponibilizadas 8.141 vagas, e no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, serão oferecidas 814 vagas de nível superior. É importante lembrar que o MGI apenas autoriza o concurso público, enquanto a publicação do edital e a realização do certo são de responsabilidade de cada órgão autorizado, conforme destacado pelo ministério em nota.
Além disso, o MGI também autorizou a realização de concursos públicos para o preenchimento de cargos no Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, bem como na Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai).
A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, anunciou em abril que até o fim deste ano devem ser anunciados três blocos de concursos públicos para recomposição de pessoal.
Veja também: IBGE vai realizar concurso com 8.141 vagas para o Censo Demográfico