Os médicos NÃO querem que você coma isso: parece saudável, mas não é realmente

Você provavelmente já ouviu falar de alimentos que parecem saudáveis, mas que na verdade não são tão bons para você quanto pensava. Esses alimentos podem ser surpreendentemente comuns e, às vezes, podem ser difíceis de identificar. De fato, muitos médicos e nutricionistas estão preocupados com a quantidade de alimentos que as pessoas consomem regularmente, pensando que estão fazendo bem à sua saúde, mas na realidade, estão prejudicando-a. Nesta conversa, vamos explorar um desses alimentos aparentemente saudável e por que os médicos podem estar aconselhando você a evitá-los.

Os médicos não querem que você coma isso: parece saudável, mas não é realmente
Os médicos não querem que você coma isso: parece saudável, mas não é realmente | Foto: Freepik

Os médicos não querem que você coma isso: parece saudável, mas não é realmente

O caso que será abordado a seguir refere-se a um lanche popular por sua rapidez, simplicidade e sabor, mas que pode prejudicar nossa saúde, de acordo com médicos e nutricionistas. Estamos falando do famoso sanduíche misto, feito com pão, presunto e queijo. No entanto, antes de ficar alarmado, é importante entender o problema de cada item desse lanche!

Pão

Primeiramente, vamos falar sobre o pão. Normalmente, é usado um pão branco comum, composto por farinhas refinadas que passam por processos que reduzem sua qualidade nutricional, diferentemente do pão integral. Assim, o pão branco pode ser prejudicial à saúde, pois eleva os níveis de açúcar no sangue, aumenta a tendência de acumular gordura e pode produzir um efeito inflamatório no corpo.

Presunto

O próximo ingrediente polêmico é o presunto utilizado. Ao comprar presunto ou presunto cozido no supermercado, é muito importante verificar a lista de ingredientes, especialmente a porcentagem real de carne suína contida na salsicha que se deseja comprar. Surpreendentemente, existem presuntos que contêm apenas 55% ou 60% de carne real, sendo que o restante dos ingredientes adicionados pode não ser o mais recomendado para a saúde. O ideal é utilizar um presunto cozido que contenha, no mínimo, 85% de carne suína.

Queijo

Por fim, é preciso falar sobre o queijo utilizado. Infelizmente, muitas vezes os queijos usados para fazer sanduíches ou sanduíches são de baixa qualidade, como os típicos “tranchetes”, que contêm ingredientes como óleos refinados ou aditivos que os tornam ultraprocessados. Segundo os nutricionistas, para um queijo ser considerado de boa qualidade, ele deve conter leite, sal, fermentos láticos e coalho, sem acrescentar muitos outros ingredientes à lista.