5 alimentos que NUNCA devem ser reaquecidos no micro-ondas: evite a todo custo

Neste artigo, apresentaremos uma lista de alimentos que você deve evitar reaquecer no micro-ondas.

5 alimentos que nunca devem ser reaquecidos no micro-ondas: evite a todo custo | Embora seja verdade que existam alimentos que podem ser reaquecidos e consumidos sem problemas, é preciso considerar o processo adequado de reaquecimento.

Se os alimentos não forem reaquecidos corretamente, as sobras podem causar intoxicação alimentar, portanto, fique atento aos alimentos que não são recomendados para reaquecer e evite riscos à sua saúde. Neste artigo, apresentaremos uma lista de alimentos que você deve evitar reaquecer no micro-ondas.

5 alimentos que nunca devem ser reaquecidos no micro-ondas: evite a todo custo

5 alimentos que nunca devem ser reaquecidos no micro-ondas: evite a todo custo
5 alimentos que nunca devem ser reaquecidos no micro-ondas: evite a todo custo

1. Pizza

As pessoas adoram pizza, no entanto, comer sobras não é totalmente seguro. Ao consumir a pizza, ela geralmente fica diretamente exposta ao meio ambiente e pode não ser guardada imediatamente, o que a expõe a bactérias que podem colocar sua saúde em risco. Quando reaquecida no micro-ondas, ela pode não ser reaquecida uniformemente, portanto, é preferível usar um forno ou frigideira.

2. Batatas

Nesse caso, o problema não está em optar por reaquecer as batatas no forno ou no micro-ondas, mas sim nas bactérias que podem estar presentes. De acordo com a NDTV Food, se as batatas forem reaquecidas repetidamente, provavelmente produzirão Clostridium Botulinum (bactéria causadora de botulismo). Portanto, é recomendável não correr o risco de intoxicação alimentar e guardar as batatas na geladeira logo após servi-las. O reaquecimento nem sempre aquece as batatas o suficiente para matar as bactérias. Se for necessário reaquecê-las, faça-o como se estivesse cozinhando completamente, o que não é possível no micro-ondas.

3. Cogumelos

Os cogumelos contêm proteínas que podem ser danificadas por enzimas e bactérias se não forem preservados adequadamente, de acordo com o Insider. Não é seguro reaquecer esses alimentos, mas, se necessário, deve-se fazê-lo a uma temperatura não inferior a 70°C. Portanto, é melhor evitar o reaquecimento no micro-ondas, pois não aquecerá uniformemente.

4. Pratos que contêm ovos

De acordo com a Food and Drug Administration (FDA), os ovos frescos, mesmo aqueles com casca limpa e sem rachaduras, podem conter a bactéria Salmonella, que pode causar doenças. Quando os ovos não são cozidos na temperatura adequada, as bactérias ainda estarão presentes.

Qualquer prato que contenha ovos deve ser sempre cozido a uma temperatura superior a 70°C. Embora possam ser refrigerados para servir mais tarde, devem ser completamente reaquecidos a uma temperatura superior a 70°C. Assim como acontece com os cogumelos, o reaquecimento no micro-ondas não é recomendado por esse motivo.

5. Buffet de comida

Seja no micro-ondas, na panela ou no forno, há uma razão importante para nunca reaquecer o buffet. Sabemos que a comida do buffet permanece exposta ao meio ambiente por horas antes de ser consumida, enquanto as bactérias podem agir. As bactérias se multiplicam rapidamente quando os alimentos não são refrigerados adequadamente, portanto, não é recomendado reaquecer esses alimentos. Para evitar riscos à saúde, é melhor preparar uma nova refeição com os alimentos frescos.

VEJA MAIS DICAS!