Conta de luz fica MAIS CARA em quatro estados brasileiros; Saiba quais são

Cerca de 30 milhões de brasileiros e 12,5 milhões de unidades consumidoras serão atendidos pelos novos valores.

Conta de luz fica mais cara em quatro estados brasileiros; Saiba quais são | A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) estabeleceu, no dia 18 de abril, novos índices tarifários que irão impactar os consumidores de energia elétrica em quatro estados brasileiros. Cerca de 30 milhões de brasileiros e 12,5 milhões de unidades consumidoras serão atendidos pelos novos valores, que são superiores às propostas projetadas pela Aneel em março deste ano.

Os estados afetados pelo novo aumento são: Bahia, Ceará, Rio Grande do Norte e Sergipe. Os reajustes, que entrarão em vigor a partir de 22 de abril, variaram de -3,77% a +8,66%.

A distribuidora líder no Norte e Nordeste, Neoenergia Coelba, terá o maior aumento, de 8,66%, para os consumidores de baixa tensão. Já a Enel Ceará terá o maior desconto, de 3,77%, para os consumidores de alta tensão.

Fatores que impactaram a revisão das tarifas

De acordo com a Aneel, os principais fatores que impactaram na revisão tarifária foram os custos da compra e transporte da energia elétrica, além da retirada de componentes financeiros presentes no processo de revisão das tarifas acima. No caso da Energisa Sergipe, o impacto foi causado pela retirada dos componentes financeiros e dos custos de aquisição de energia.

Os novos índices tarifários foram definidos após a Revisão Tarifária Periódica (RTP), que é feita a cada cinco anos pela Aneel. É importante destacar que esse processo é diferente do Reajuste Tarifário Anual (RTA), que ocorre periodicamente e é um processo menos complexo.

Reajuste em São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Minas Gerais

Além desses quatro estados, em março deste ano, a Aneel já havia aprovado reajustes de até 12,67% nas contas de luz em São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Minas Gerais. A agência também estuda a possibilidade de aumentar até 12,52% nas tarifas de outras distribuidoras em São Paulo, Minas Gerais e parte do Rio Grande do Sul.

Com os novos valores das tarifas de energia elétrica, os consumidores devem ficar atentos ao consumo e buscar maneiras de economizar energia, como desligar os aparelhos elétricos quando não estiverem em uso, utilizar lâmpadas LED e tomar banhos mais rápidos, por exemplo.

Veja também: O SEGREDO para economizar energia com sua geladeira? Verifique isso!