Os consumidores brasileiros podem respirar aliviados neste mês de abril, já que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou que a bandeira tarifária será verde. Isso significa que não haverá cobrança extra na conta de luz, o que pode ser um alívio para muitos que já estão com o orçamento apertado.
Mas afinal, o que é essa bandeira tarifária e como ela funciona? Vamos descobrir juntos!
A bandeira verde é a primeira e mais vantajosa das três bandeiras tarifárias, que servem como um indicador para sinalizar o custo da geração de energia elétrica no país. As outras bandeiras são a amarela e a vermelha, que representam cobrança extra na conta de luz.
A Aneel informou que a decisão de manter a bandeira verde foi tomada devido às boas condições de geração de energia elétrica, graças ao aumento dos níveis de água dos reservatórios das hidrelétricas, resultado do período de chuvas.
Condições favoráveis
“A oferta abundante de recursos de origem hidráulica tem proporcionado condições favoráveis para a produção de energia no país. Em 28 março de 2023, o Sistema Interligado Nacional (SIN) atingiu o nível de 85,1% de armazenamento e os principais reservatórios do país ainda apresentam tendência de elevação, diante da manutenção do aporte de energia hidráulica em patamares igualmente elevados”, informou a Aneel em comunicado.
Ainda de acordo com o divulgado pela agência, a previsão é de que o período úmido se encerre com alto grau de armazenamento nas hidrelétricas (patamares próximos a 90%). “Essa condição traz uma perspectiva otimista para a composição da oferta de energia também durante o período seco”, informam.
Leia também: QUEM TEM DIREITO a desconto na conta de energia elétrica pelo Cadastro Único?
Bandeiras tarifárias
O sistema de bandeiras tarifárias foi criado em 2015 para informar aos consumidores sobre o custo real da energia elétrica, já que as condições climáticas e a disponibilidade dos recursos energéticos podem afetar a geração e, consequentemente, o preço final da conta de luz.
É importante ressaltar que a bandeira verde indica que não haverá cobrança extra na conta de luz, mas não significa que o valor da tarifa não tenha sofrido reajustes. Por isso, é fundamental que os consumidores fiquem atentos ao consumo de energia elétrica e busquem formas de economizar, como apagar as luzes ao sair de um ambiente, desligar aparelhos eletrônicos da tomada e utilizar lâmpadas mais eficientes.