O Instituo Nacional do Seguro Social (INSS) informou que irá liberar o pedido de empréstimo consignado de maneira remota. Dessa forma, os aposentados e pensionistas não precisarão passar por uma agência bancária para solicitar o recurso. Neste momento, a autarquia está construindo a instrução normativa irá regulamentar a nova medida.
Os bancos também participarão do processo de liberação remota do consignado do INSS para aposentados e pensionistas do instituto. A liberação será feita por meio de biometria, de forma facilitada por todos os que tiverem interesse na linha de crédito. De acordo com muitos especialista, a novidade tende a ser mais segura e evitar fraudes.
Como vai funcionar a contratação do consignado do INSS a distância
Ainda será necessário esperar a publicação das normas pelo INSS, porém a contratação remota deverá ser feita através de aplicativo. Por meio da biometria, o segurado liberará o acesso para solicitar o crédito de onde estiver.
Vale destacar que a biometria dos aposentados e pensionistas foi publicada como regra para os bancos em novembro 2022. As instituições tinham 60 dias como prazo para implantar a inovação em seu banco de dados. O prazo, portanto, se esgotou ainda na primeira quinzena de janeiro de 2023.
É esperado que o INSS publique as regras para contratação do consignado remoto ainda em fevereiro, sem data definida. As pessoas que estão cadastradas na autarquia precisam fornecer a digital aos bancos, sob risco de serem descredenciadas e sem possibilidade de solicitar o empréstimo.
Bancos esperam liberação das normas
De acordo com a Febraban (Federação Brasileia dos Bancos), as instituições financeiras ainda aguardam o lançamento das regras para liberar a nova função. “Os bancos ainda aguardam o detalhamento por parte do INSS sobre a adequação”, diz a instituição em nota divulgada na imprensa.
Uma matéria da Folha de S. Paulo diz que a medida está em fase de testes e que pode ser encaminhada pra a reta final nos próximos dias.
Para que servirá a biometria?
Por meio da biometria o segurado conseguirá fazer a assinatura digital do contrato. Assim o empréstimo consignado será realizado sem a necessidade de comparecer a uma agência bancária.
Atualmente, os aposentados e pensionistas do INSS podem comprometer até 45% do benefício com o crédito consignado. Desse montante, 35% é destinado ao empréstimo, 5% ao cartão de crédito consignado e outros 5% ao cartão de benefício, instituído ainda em 2022.
Consignado remoto do INSS previne fraudes
Uma das grandes vantagens da modalidade de contratação remota está na prevenção de fraudes e golpes. Afinal, muitos criminosos utilizam os dados dos aposentados para fazer o empréstimo no nome deles.
Com a biometria, ninguém será capaz de se passar pela outra pessoa. Apenas o beneficiário poderá atestar que é ele por meio da digital, por exemplo.
Além disso, sem precisar ir a uma agência, o risco de sofrer com a ação de golpistas é ainda menor.
Ainda não há data para liberação do consignado do INSS pelo aplicativo, mas isso deve acontecer dentro das próximas semanas.