Bolsa Família dará acesso a cursos e a vagas de emprego; veja como

Ministérios propõem criar cursos de capacitação e geração direta de emprego para beneficiários que recebem o Bolsa Família.

O Bolsa Família foi criado como um programa que serve para ajudar a superar a pobreza e a extrema pobreza, mas não para fazer com que as pessoas permaneçam dessa forma. Sendo assim, a meta do governo é a de auxiliar os trabalhadores a conquistar um posto mais próspero em suas vidas por meio do trabalho e da emancipação.

Bolsa Família dará acesso a cursos e a vagas de emprego; veja como
Bolsa Família dará acesso a cursos e a vagas de emprego; veja como

Por conta disso, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome e o Ministério do Trabalho e Previdência Social devem oferecer um projeto diferenciado ao Bolsa Família. A proposta irá oferecer cursos profissionalizantes e gratuitos que gerem emprego e renda.

Bolsa Família dará acesso a cursos e a vagas de emprego; veja como

De acordo com as informações divulgadas nesta semana, entre as qualificações profissionais que podem ser oferecidas através do Bolsa Família estão:

  • Construção Civil: pedreiro, eletricista e encanador;
  • Projeto de infraestrutura: mestre de obras;
  • Agropecuária;
  • Curso de óleo e gás; além de vários outros.
  • Estes são apenas alguns exemplos que foram destacados pelos próprios ministros responsáveis por cada uma das pastas citadas acima.

Participação deve ser voluntária

Conforme aponta o ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, a adesão dos beneficiários do Bolsa Família aos cursos deve ser voluntária. Segundo ele, ninguém ficará obrigado a isso, mas é preciso pensar em como aumentar a renda dos cidadãos em situação de pobreza.

“Vamos trabalhar a inclusão socioeconômica pelo emprego e formação em áreas de obras e investimentos públicos e privados e com base no Cadastro Único”, destacou o ministro em matéria divulgado no site do próprio partido.

Onde serão oferecidos os cursos do Bolsa Família?

Caso o projeto seja aprovado, os cursos de capacitação profissional do Bolsa Família devem ser oferecidos em locais onde exista demanda para a mão de obra especializada. Além disso, as regiões com maior concentração de pessoas com baixa renda devem ser prioridades par ao governo federal.

Como mencionado acima, o projeto deve valorizar o setor de construção civil, já que é um dos que mais emprega e que possui grandes chances de desenvolvimento no país.

Quando começa?

Ainda não existe nenhuma data para o início dessa implementação referente ao Bolsa Família. Também não foram reveladas as regras que podem compor o projeto, bem como a idade e critérios para participação.

A notícia pode ser um luz no fim do túnel para muitas famílias que procuram por uma oportunidade de trabalho e de capacitação.